segunda-feira, 28 de março de 2011

VIDEOS - DEPRESSÃO: A DOR INVISIVEL


Bem, sou obrigada a concordar que textos sobre psiquiatria com todas as informações básicas necessárias definitivamente não combinam com textos curtos; eles não se misturam, assim como àgua e óleo.
Para facilitar a compreensão sobre o tema DEPRESSÃO, postarei aqui alguns videos que abordam o tema, assim como já foi feito no post sobre bipolaridade.
Trata-se de uma série exibida por um jornal EPTV da emissora EPTV de Ribeirão Preto no qual  foi abordado o tema depressão.

Vamos a eles:

 


A depressão é considerada o mal do século. Uma doença que não se vê. Especialistas defendem que este é um dos principais motivos para tanto preconceito e desconhecimento em relação à depressão, que atinge um em cada oito brasileiros. Uma doença incapacitante em muitos casos, em outros está associada a diversos transtornos graves.
Série de reportagens exibida pelo Jornal EPTV de Ribeirão Preto
O objetivo da série é ajudar quem tem depressão, e também quem convive com essas pessoas.
Na série de reportagens são contadas histórias de pessoas depressivas, suas limitações e seus medos.
Também foram ouvidos médicos psiquiatras, psicólogos e cardiologistas.



 


A depressão não está restrita apenas a uma faixa etária. Mas quando se trata de crianças e adolescentes, a família e a escola precisa perceber os sinais de pedido de socorro.
Isso porque, no caso das crianças, elas não pedem ajuda ou nem sabem o que está acontecento e o que estão sentindo.
A segunda reportagem da série Depressão, a dor invisível, exibida pelo Jornal da EPTV, aborda a doença entre os mais jovens e como detectar o problema.


 


A depressão é uma doença repleta de preconceito e desconhecimento.
Por isso, é preciso muita coragem para assumir publicamente ser depressivo ou que alguém da família tem a doença. São exemplos de pessoas com essa coragem que a série especial de reportagens "Depressão" mostrada pelo Jornal da EPTV de Ribeirão Preto.
A reportagem mostra que a depressão pode estar acompanhada de outras doenças, entre elas o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), que veio à tona depois que o cantor Roberto Carlos assumiu que sofre com este problema.
Além deste transtorno, as síndromes de ansiedade e muitas outras doenças podem estar associadas à depressão.  




 


Muitas pessoas, por resistência ou ignorância, não acreditam que a depressão é um doença que pode até levar à morte.
Os conselhos e posturas equivocadas podem fazer muito mal a quem está deprimido, levando até mesmo ao suicídio.
O assunto ainda é um tabu, mas os especialistas alertam que muitas vezes quem tem depressão grave, não diagnosticada e não tratada, pode querer tirar a própria vida.
Foi o que pensou em fazer uma dona de casa e um ídolo da Jovem Guarda. Essas são histórias que são contadas na quarta reportagem da série especial de reportagens "Depressão" .





 
A última reportagem da série especial "Depressão" exibida no Jornal da EPTV fala sobre os tratamentos e remédios que aliviam e melhoram a vida de quem tem a doença.
Quem superou o problema sabe que é preciso ter muita persistência e acreditar que com acompanhamento médico, mas, aos poucos, é possível resgatar o prazer em viver.





Perguntas sobre Depressão enviadas por telespectadores do Jornal EPTV.






3 comentários:

Anônimo disse...

É muito fácil para as pessoas dizer a um depressivo:"vai. Com força de vontade voce consegue sair dessa", "isso é falta de vontade/caráter".
Só quem passa por esta dor, sabe o quanto ela e debilitante, e que "sair do buraco" não é tão simples assim.
òtimos videos. Muito bom para quem quer se informar, mas sofre de DDA, assim como eu.
Obrigado

Unknown disse...

Letícia, sou Mae de uma borderline, todos os médicos, já perderam a esperança na minha filha, ela tem 24 anos e está a quase 2 meses numa clínica psiquiatra, já tentou o suicídio inúmeras vezes. Preciso de ajuda urgente.meu nome e Ana meu e-mail e ana.acriv@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu me mutilava, faz 5 meses que não faço mas...Minha mãe não acredita que parei, não sei como provar pra ela que estou melhor, e logo nem lembrarei mas disso, o fato dela não acredita em mim as vezes até me atrapalha, pois não posso ver imagens ou até msm sangue que fico com vontade de fazer,mas tenho consciência de que não posso, mas ela não acredita em mim :(