quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DEPOIMENTO DE UM BIPOLAR

 
Tenho medo de enlouquecer.
Ontem surtei com a minha mãe. Ninguém segura a gente em um momento de agressividade.
Fico muito irritado, alucinado mesmo, quando me perguntam: “Tudo bem?”. Sinto vontade de matar a pessoa! Fico com as minhas mãos coçando para grudar em seu pescoço e estrangulá-la!
Fico olhando para os outros e sentindo uma vontade louca de matá-los, de espancar a todos que estão na minha frente. Acho que sou perigoso às pessoas; tenho medo de fazer mal a elas.
Não suporto e não confio na minha mãe e nem no meu pai. Tenho raiva da minha ex-mulher, da minha filha, dos membros da igreja que freqüentava... Não suporto falar com quase ninguém, exceto algumas poucas pessoas. A única pessoa com quem me dou bem é com minha irmã, que me dá carinho e atenção.
Sinto vontade de me suicidar constantemente, de beber até cair, ou até mesmo de me mudar para bem longe, onde ninguém me conheça, mas o médico sempre me diz que não é bom ficar sozinho.
Não tenho vontade de fazer nada; a doença mudou até meu organismo.
Em certos momentos sinto vontade de bater nas pessoas. Nem saio na rua para não ter problemas, então me tranco em casa e tento esquecer tudo.
Estou afastado pelo INSS há um ano, e fico muito chateado quando vou passar pela perícia. Todos lá acham que eu estou bem e querem me dar alta, mas eu me sinto imprestável! Então afastam-me por mais dois meses, e o que eu recebo é gasto com meu tratamento.
Tenho outros problemas de saúde, e acho uma humilhação ter que implorar auxilio-doença; somos muito humilhados lá.
Sinto vontade de sumir! Perdi minha esposa e minha filha por causa deste problema. Separei-me há dois anos, e pedi que elas fossem para a casa dos pais da minha ex-mulher em uma cidade que fica a 3 800 km, para protegê-las de mim. Temia que em uma crise pudesse ficar agressivo e acabar machucando a ela ou à minha filha. Elas não acreditam que eu tenho uma doença e acham que estou mentindo, que me escondo atrás disso para não trabalhar e para não estar casado, dizem que nunca fui homem o suficiente, etc.
Sinto-me triste, sozinho, muito carente, feio, inferior, sem nenhuma alegria... Não agüento mais isso! A bipolaridade e a enorme depressão que sinto tomam conta de mim e sinto que estou morrendo aos poucos. Às vezes tenho vontade de me cortar todo com facas.
Tenho medo de um dia vir a amar alguém, pois acho que não estou pronto para isso. Também ainda não encontrei alguém que goste de mim...
No momento faço uso de Lítio, Risperidona e Clorpromazina diariamente, mas ainda assim sinto-me muito mal.
Queria muito voltar à minha vida normal, mas sinto que não tem jeito.


*Depoimento de Anjo_Noturno (Homem de 35 anos, separado há dois anos, diagnosticado o TAB a um ano. Hoje reside sozinho no interior de São Paulo).

 

74 comentários:

rcm disse...

Gostei muito, já tinha lido, mas cada vez que leio depoimentos como esse fico emocionado. vejo o quanto os bipolares são "julgados" pelos "normais". Parabéns pelo trabalho, tenho certeza, que muitos se beneficiaram com ele.

Allana disse...

Olá!
Achei interessante o fato de você ter colocado a palavra “NORMAIS” entre aspas. Isso passa essa idéia de segmentação, como se existissem dois grupos distintos: NORMAIS E ANORMAIS.
É como se um fosse melhor que o outro, ou um tivesse mais capacidade que o outro. Sabemos que isso não existe, mas muitos não sabem.
Esta falta de conhecimento gera o preconceito - pré-conceito, que é sim um pesado fardo que os portadores de transtornos mentais carregam. Caso tenham amigos e familiares presentes, podem receber alento, contudo, este fardo lhes é exclusivo.
Acho isso lamentável. Este tipo de mentalidade (a idéia de segmentação, de divisão) levou a atrocidades tais como o nazismo, por exemplo, e ainda hoje esta segmentação é latente na mente da maioria das pessoas...
Obrigada pelo seu post.

Um forte abraço!

Emilia Dolabela disse...

sou bipolar, faço uso de lítio e lamitor,tenho 53 anos, vim descobrir a cinco ano, tive muitos traumas, era super agitada desde menina, brigava muito na rua, na escola, em casa, quando adolescente, nem se fala, mas nunca envolvi com drogas, so fumei uns 5 anos e parei, adoro adrenalina, esportes radicais, vivia em um mundo paralelo,era uma felicidade extrema, mas depois a depressão, tentei algumas vezes suicidio, minha família, como minha mãe, me batia muito, batia minha cabeça na parede de tanto que eu era complicada,fugi de casa aos 15 anos, fui parar na casa do tio, minha mãe avisou ele conseguiu me pegar, casei pela terceira vez, hoje sou feiz, mas tenho mesmo com a vinda crises, e as vezes me da vontade de parar com tudo, mas reconheci, percebi, que sou doente e tenho que me cuidar, sou enfermeira, trabalho no hospital das clinas, adoro minha profisão, mas ate descobrir, o que tinha, dei trabalho naquele hospital, brigava com todo mundo, eu gosto é de brigar, brigo, com o motorista de onibus, com o trocador, com minha familia toda, meu marido, quando estou surtando, mesmo com os bendidos remedios. Nao deixo de ir a uma consulta, falar de minha dor e alegria, das crises, sou catolica minha fé em Deus me fortalesse, vou levando, os bipolares tem que ficar longe dos que não tem preconceitos, que lhe dão carinho amor,... como meu esposo, que as vezes aguenta uma barra, Deus abençõe todos nós bipolares, não temos culpa de nossas fraquezas,vamos ficar atentos...e ter fé, obrigada.

Anônimo disse...

Eu sou bipolar....foi muito dificil eu aceitar isso porém estou feliz pois agora posso me cuidar sabendo oque tenho, a minha luta é diária, tenho crises constantes, no trabalho nem si fala, ou me adoram ou me odeiam, tem dias que dou conta de tudo em tempo recorde, em outros fico na cama vários dias sem conseguir ao menos ter consciência de quanto isso me prejudica, sou funcionária publica e estou readaptada, e a mesma tem validade de um ano depois tenho que renovar a perícia me mata porque eu tenho que repetir o que eles ja sabem tenho vontade avançar no pescoço deles, poeque não entendem? será que só vão acreditar em mim no dia em que morrer, ou então perder a razão de vez.. porque as vezes tenho a impressão que isso vai acontecer. Eu preciso cuidar das minhas filhas, e faço isso com muito sacrificio só Deus sabe o quanto tenho que esforçar para fazer coisas que para as outras pessoas são coisas simples mas pra mim., Deussss..As vezes eu acho que é culpa minha, eu penso que que si eu tivesse mais força de vontade seria diferente, eu até já tentei, mas toda vez que faço isso ou me desentendo com alguém ou causo algum transtorno até sério, por isso fico em casa e isso me causa prejuizo financeiro, tudo isso está acabando comigo aos poucos e tenho medo de um dia não resistir. acho que si não fosse minha família ja tinha desistido faz tempo...bjs amigos

Anônimo disse...

Me sinto como vc....mas ng entende e nao que entender...pra família é melhor jogar pra debaixo do tapete....Minha mãe acho que to emacumbada...rs....pois tenho delírios....enfim....estamos sós...eu tomo Seroquel a 20 dias e me sinto podre, mas me acalma...fiquei durante 6 anos sendo diagnosticada erradamente.....infelizmente faço parte da estatística...rs.....Soube a cerca de um mês....tenho fé que tudo ira melhorar....Quando tiver muito desesperado...Ore o Salmo 70, acredite! ajuda muito.

Anônimo disse...

DEUS é uma luz muito grande ele é o criador do universo,está em todos os lugares ao mesmo tempo,está dentro de cada um de nós e nos ama enfinitamente nos deu a vida e jesus cristo morreu cricificado e para nos dar a vida enfinita. nosso pai celestial e o dono e criador do verbo da vida,ele e jesus podem curar todos os males e doenças do nosso corpo.
por isso não tenha medo de dobrar os joelhos no chão humildimente e chamar pelo nome do nosso pai ele entrara em você no mesmo instante e se derramar suas lagrimas aceitando dentro do seu coração a bipolaridade vai desaparecer porque jesus e DEUS E É IMORTAL. é só chamar por ele (não tenham medo)

Leticia Lacerda disse...

Olá! Agradeço pela sua colaboração e postagem.
Por outro lado, a linha abordada neste Blog, é a de que a pessoa deve ter fé, mas não abandonar os tratamentos e terapias.
Seria leviano e irresponsável de nossa parte concordarmos publicamente que a fé CERTAMENTE por si só irá curar.
Acreditamos no poder da fé, mas a função deste Blog é explicar algumas patologias psiquiatricas, sempre orientando o paciente a nunca perder a fé, mas JAMAIS abandonar o tratamento.

Muito obrigada pela sua mensagem.

Abraços!

ESTABILIDADE??? disse...

Sou bipolar a mais de 32 anos e é um consolo ler esses comentários. É como se, de repente, alguém falasse a mesma língua que a minha. Como exemplo quando estamos na fase maníaca: meu Deus como é bom; não sofremos, somos os donos da verdade. Mas com o conhecimento de nossos sintomas acabamos percebendo que essa fase é muito perigosa tanto para nós, bipolares como para as pessoas que convivem conosco. A depressão: meu Deus como é dolorida. Nada somos quando dentro desta fase. Para mim o único refúgio é o meu quarto que outrora, antes da descoberta da bipolaridade, era um lugar limpíssimo e hoje é um lixo isso ao ver de uma pessoa que era extremamente maníaca com limpeza. Não acredito mais em psiquiatras apesar de não faltar as consultas e o mesmo se dá com a terapia.
As vezes me revolto e fico sem a medicação por alguns dias e penso que estou fazendo uma experiência tal qual os psiquiatras fazem conosco: sempre mudando a medicação. Fico vários dias sem me ater a limpeza pessoal e fico nervosa quando alguém da família me chama atenção para isso. Não acredito na fase de estabilidade pois esta fase é a das cobranças pelo que fizemos de errado, pelo sofrimento que levamos aos que amamos. Já tentei suicídio e me pergunto se realmente queria morrer pois ainda estou aqui neste mundo que se tornou meu cárcere. Mas um fato agradeço a Deus: não preciso mais ser humilhada com perícias médicas pois desde 1992 fui aposentada. Mas uma aposentadoria que envergonha a quem trabalhou mais de 15 anos, pois fui aposentada com o salário mínimo vigente sendo que durante 9 anos trabalhei em uma multi-nacional como secretária de departamento.
Sair na rua para fazer qualquer coisa é um martírio assim acabo saindo somente para as consultas e para a Igreja (algumas vezes). Gostaria de ter fé suficiente para clamar a Deus pela minha cura mas não consigo talvez por saber que o TBH não tem cura e acrescento NÃO TEM FASE DE ESTABILIDADE TAMBÉM.
Atualmente estou sendo medicada com: aripiprazol, oxalato de escitalopram, clonazepam e hemifumarato de quetiapina e que DEUS me ajude.

Leticia Lacerda disse...

Resposta ao comentário de "ESTABILIDADE???"
Vi no seu comentário um ponto muito positivo: você já se conhece bem ao ponto de reconhecer quando está em fase maniaca (nem todos percebem isso), já a fase depressiva é mais fácil de ser percebida, mas nem todos a reconhecem. Será que isto não é uma evolução (leia o post "RELATO DE UMA BIPOLAR: AUTOCONHECIMENTO É A BASE!").
Já cuidei de um Bipolar diagnosticado a 20 anos, que ainda não sabia distinguir estas fases, e você consegue!
Então eu lhe pergunto: Será que o tratamento não está MESMO fazendo efeito? Imagine como seria a sua vida se você não tivesse percebido que algo estava errado e buscado ajuda? Garanto-lhe que seria um martirio enorme!
Já ouvi de inúmeros portadores que eles se sentem "ratinhos de laboratório" com tantas trocas de medicamentos, mas quanto a isso, existem dois pontos que precisam ficar claros:
1) Descobrir qual a melhor droga e a dosagem, é algo complexo, porque não existe uma fórmula mágica. Um medicamento / dosagem que é adequada para um, pode não surtir o efeito desejado para outro. E ai, é preciso fazer testes, até achar a droga adequada ao seu caso. Os organismos são diferentes, e reagem de forma diferente, então, não existe "receita de bolo";
2) Nosso organismo muda! E tem mais, ele se "acostuma" à droga. Então, hoje você toma uma dosagem que é adequada, mas depois de um tempo, a dosagem precisa ser mudada, e até o medicamento precisa ser trocado. Então, não fique chateada com todas essas mudanças. Elas são necessárias.

Mantenha a fé (você disse que gosta de ir à igreja) e mantenha a fé nos tratamentos. É verdade que TBH não tem cura, mas é possivel amenizar os sintomas, e garantir que o portador tenha qualidade de vida. Vão existir altos e baixos sim, mas é preciso enxergar o TBH como se fosse uma doença crônica, tal como diabetes e hipertensão. Você tem oscilações de humor, o diabético põe sua vida em risco quando exagera nos doces e no àlcool, e o hipertenso também pode ser hospitalizado, se exagerar no sal.
Infelizmente é preciso aprender a conviver com estes detalhes tão importantes.
Aprender a conviver com a patologia é um grande passo para que o tratamento obtenha o máximo de efeito!

Abraços!

Anônimo disse...

Eu não sei se sou Bipolar, faço uso de ansiolítivos e anti-depressivos, mas a bipolaride é um traço muito fácil de ser notado, mas nas consultas psiquiatticas normalmente tenho vontade de matar o médico antes da consulta, então finjo estar bem com os remedinhos que elas passam, que por sinal nem fazem mais efeito. Tomo para não cair na armadilha da abstinência, pq alèm de tudo, tem um agravante da dependência química do RIVOTRIL?

Tenho vontade de matar commtoque de crueldade, as pessoas do meu trabalho,,dentre outras...rlrs sabem que faltam uns pinos na minha cabeça e acreditam ainda wue sou inofensiva.

Mas tudo mudou de um tempi para cá, nenhum fator temporal associado, mas acotdo todos os dias com muito ódio.

Anônimo disse...

eu rapeidamente aprendi a reconhecer meu estado maníaco, no meu caso é hipomaniaco, o que poderia ser menos mal...mas nao eh... e qdo estou depressiva (atual estado) quero morrer ( já tentei) e tenho andado na autoestrada ha 160km/h.
sei q precisso de antidepressivos, mas eles sao minha cura e meu veneno, como estava quase estável minha psiquiatra tirou, pois eles me deixam muito "alegre", fico muito "atirada" , namoradeira, nao sei o que faço mas eu chamo atencao dos homens em qlquer lugar, e disso para leva los pra minha cama eh um tapa... vou ateh em swings sozinha.
acontece q minha medica me deu remedios q me deixaram asexuada e eu gosto de sexo, entao eu tomei uns antidepressivos q tinha em casa... porq, meu deus...curti um dos melhores carnavais da minha vida... ate o ultimo dia... qdo o homem q eu queria nao me quiz. minha votande era mata lo, ao inves risquei o carro dele e furei os pneus do carro dele e da mulher q tava com ele. ele descobriu ou jogou verde pra cima. mim... eu neguei, jurei por tudo... mas ele foi embora. Pior: nem gosto dele. fizi so porq fui contrariada.
estou comm40 anos e descobrintudo isso numa crise no trabalho, desde entao minha vida tem desmoronado, soh nao estah pior porq tenho uma familia e um ex namorado que me apoiam muito, mas eles nao tem ideia de quem sou eu realmente.

Anônimo disse...

passo pelo mesmo problema perd me marido q achava q tava mentindo, fazendo de vitima chamado a atençao meuss irmaos acham q e frescura e meus filhos tadinhos dizem q nao suportam mais me ver assim, estou sendo prejudicada no emprego pois nao consigo ir trabalhar,ou seja so consigo ficar dentro do quarto. Ninguem entende o q sinto e nao tenho apoio de ninguem me sinto infeliz e abandonda sei q estou perdendo as forças de lutar e morrendo aos poucos nao sei mais o q fazer

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho 31 anos e gostaria de dizer q passei rapidinho por akie, mas o q eu li, achei mto interessante.
tenho algumas dúvidas, pois desde 2003 q não consigo um trabalho fixo. Nestes 10 anos, tive um filho q tem hj 7 anos. Não sei por onde começar e gostaria d saber se o transtorno bipolar é considerado uma doença de pacientes portadores de necessidades especiais. qdo eu for elaborar um curriculo, se eu devo ou nao dizer q tenho essa doença...
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Cristina, tenho uma pessoa muito próxima a mim que também é bipolar ele sofre muito e quem convive sofre ainda mais talvez, ele alucina e as vezes escuta vozes mas se está " estável" ou seja quando a medicação está funcionando ele é absolutamente normal, as crises foram piorando com a idade as vezes ficava agressivo, outras amável, outras extremamente triste, mas o mais preocupante foi quando passou a ser agressivo e escutar vozes, alguém já passou por esses sintomas, hoje ele toma 100mg que Quetiapina pela manhã e 200mg a noite, tbm toma anti depressivo, e 600 mg de carbolítio junto com 1mg de Alprazolan no almoço e 600 mg de carbolítio com 1 mg na janta... As vezes ele está absolutamente ótimo, mas as vezes decai o médico disse que é normal até que a medicação seja ajustada... O que mais nos preocupa são as vozes alguém já passou por isso?

Anônimo disse...

Eu tb sou bipolar! :-( Descobrí a pouco tempo,e como a gente sofre com preconceitos! Sou evangélica, temo a Deus, tenho fé, mas as pessoas insistem em dizer pra a gente procurar a Deus,orar,é o que eu mais faco, oras falar isso, é colocar mais um peso nas nossas costas, como se a gente tivesse demônios, e não quisesse ficar bem! Quando as pessoas me dizem, vc tem que ter fé,tem que se esfocar, eu me sinto como se eu fosse um paraplégico que quer muito andar, e uma pessoa fica falando ande, vc tem duas pernas, tenha fé, creia! Ví um depoimento dizendo que a pessoa batia a cabeça na parede, isso tb acontecia comigo qdo era adolescente,e tb me mordia! Eu piorei depois que meu pai morreu em 2010, que na verdade eu descobri pq as crises ficaram fortes! Tenho vontade de não existir, parece que a dor só vai passar se eu sair da minha pele, tenho vontade de sair no mundo e não voltar mais! Ultimamente tenho vontade de matar, de estrangular! Eu sempre fui muito amável, muito boa, sempre fiz o possível para ver as pessoas felizes, mas estou mudando muito e isto me assusta! O médico me passou um remédio novo o Saphris, é um moderador de humor, parei de tomar por conta própria pois é muito caro mais de 400 reais. Tava tomando 5mg ele aumentou pra 10mg e foi aí que parei, mas vou ter que voltar a tomar pra não acontecer uma tragédia. É muito bom ver esses depoimentos, pq a gente vê que existem muitas pessoas passando pelas mesmas coisas, me identifiquei com muitos casos !

Anônimo disse...

O que me incomoda são os autos e baixos! Eu acho melhor quando estou na faze de euforia, pq a casa fica brilhando, dou risada por tudo, tenho muita energia pra fazer artesanatos, fico bem ativa! Dou minha opinião em tudo, me sinto imortal, acelero mais o carro, ando mais rápido, escovo os dentes mais rápido, lavo louca tb bem mais rápido! Nas fazes de depressão, ai meu Deus como é péssimo! Tenho preguiça de dar opinião, fico mais lenta pra tudo, até forrar um lençol na cama me cansa! Fico alguns dias sem tomar banho, sem escovar os dentes, sem arrumar a casa!O duro é que ninguém entende! Não suporto ver ninguém, ainda mais aquelas pessoas que vão te visitar que querem ser super heróis, que te fazem se sentir a pior pessimista, a pessoa mais fraca, falam que que vc tem que ter fé, como se a gente não tivesse. E o pior, vc deixa de ter razão pra tudo!Se vc tem razão numa discursáo com seu marido,não importa, vc é a bipolar, vc quem tem problemas na cabeça e quem tá fazendo dar errado as coisas vai ser sempre vc que tem bipolaridade, é muito injusto!!!!!Um dia de manhã eu escrevi duas cartas falando em suicídio, e a tarde tive uma crise, por causa que minha mãe me falou umas coisas que eu não concordo com ela a respeito da criação do meu filho, ele é uma benção na escola só tira 9 e 10, é uma criança calma, tranquila, não tenho problema com ele em lugar nenhum, ela quer que ele seja perfeito do jeito dela, eu sou a favor da criança brincar e aproveitar a infancia, ela nunca foi a favor de mim quando era criança mesmo eu tendo razão ficava do lado das outras pessoas e com meu filho quer fazer o mesmo. E na hora da discursáo, eu ia embora de casa, queria me jogar pela janela, e ela gritou e disse para eu parar de frescura, que eu tava fazendo aquilo só pra chamar atenção, sem saber ela que eu realmente estava disposta a fazer mesmo e já tinha duas cartas escritas que escrevi no mesmo dia e eu ia embora mesmo! Queria muito fazer terapia em grupo, pq só nós sabemos o que passamos ninguém mais entende!!!!!

lusitano esclarecido disse...

Finalmente, ao fim de 21 anos de doença encontro alguém que é quase um espelho da minha alma e estado de espirito interior. Apresento-me: chamo-me Joao e tenho 38 anos e contraí a doença ainda menor de idade. isto afetou a minha vida pessoal pq nao podia beber como os outros. depois meteram-me na cabeça que iria ter problemas de ereção, o que não aconteceu, mas que me lixou a maioria dos relacionamentos, e que fez com que ficasse solteiro ate hoje. a violencia que descreves sinto-a igualmente e em relação aos meus pais e demais pessoas e acontece nas fases depressivas que sao cada vez mais duradouras e em mais numero. por vezes apetece-me desaparecer e ir viver para a lua ou para marte ou morrer para nao me chatearem. mas depois passa e a vida continua...

Unknown disse...

Boa tarde, faz uns dois meses que recebi o diagnóstico de bipolaridade depois de uma tentativa frustrada de suicídio.Quando leio esses comentários sinto que estou no meu mundo pq sempre achei que havia algo de errado comigo, sempre fui muito retraída e de uns tempos pra cá isso aumentou drasticamente.Meus relacionamentos se resumem apenas obrigatoriamente às pessoas do meu trabalho e meu marido e filha.Esta é o motivo de me levantar de manhã.Essa doença é avassaladora e os períodos que achava que estava melhor da depressão eram na verdade as fases de mania.As pessoas não me entendem e eu me recolhi ao meu mundo pq não sou compreendida e não converso com mais ninguem.Estou me sentindo numa areia movediça semter para onde ir e sabendo meu final...

Hellen disse...

Boa noite! Eu queria saber se quando alguém que tem bipolaridade nos afasta e nos corta totalmente, existe algum jeito de se aproximar de novo, e fazer com que essa pessoa confie novamente? Eu só quero o bem dessa pessoa, de todo coração, adorava conversar com ele, me sentia bem de saber que ele se abria comigo e me contava tantas coisas. E eu jamais criticaria qualquer pessoa por qualquer motivo, sei que tenho que respeitar, porque tenho muitos defeitos e isso é normal, todo mundo os tem. Alguém pode falar um pouco sobre isso?

Anônimo disse...

Olá , vi os comentários , sou estudante de medicina e tenho uma doença que se chama distrofia muscular , fui diagnosticada com a distrofia aos 13 anos e desde então passei minha vida estudando e nas férias ficava sempre depressiva e isolada do mundo , mas isso não me importava ,pois o que me motivava a seguir em frente era a minha fé em Deus e na medicina, estava adorando o curso , e fiz um trabalho sobre a minha doença , ganhei um premio e desde esse dia comecei a ficar ansiosa e tive um surto na faculdade e em casa , fui diagnosticada com TAB, desde o mês de Agosto não consegui mais estudar, sai da euforia do prêmio para um estado de depressão, tranquei a faculdade , e agora vejo meus colegas indo para o 4 ano de faculdade , e eu se tiver forças terei que voltar no 3 ano , ano que vem, me sinto humilhada, chateada, e não tenho forças para nada, a propria distrofia muscular já me causa fraqueza, agora a minha mente também decidiu ficar fraca!! Não sei mais como será minha vida, penso em morrer,mas não tenho coragem, nada me alegra, todo mundo continua sua vida e a minha parou , justo eu que lutei tanto para chegar até o 3 ano da faculdade e estava estudando tão bem , de forma tão disciplinada. Sempre briguei com meus pais ,mas achava normal , pois o ambiente familiar sempre foi de brigas.Sinto falta de ser exatamente como eu era, preocupada com os estudos ,ter minhas briguinhas de vez em quando e passar para as pessoas a imagem de uma menina super comportada e educada. Não sei se sou anjo ou demônio , as vezes me sinto a mistura dos dois, e também odeio as pessoas , principalmente os colegas da classe , a falsidade e as fofocas das pessoas , etc....e q falem de mim , isso eu odeio !!!!Hoje estou em casa trancada no quarto e vou aos psiquiatras da faculdade, tomo Torval e citalopran ,e faço psicoterapia ,mas não sinto que está me ajudando. Não tenho confiança em mim, no meu equilibrio entre razão e emoção !! Como vou viver com uma distrofia muscular que degenera meu corpo , e é uma doença progressiva e sem remedio , e uma bipolaridade que tem remedio , mas tambem é progressiva!! Ambas são doenças genéticas, meus genes são pobres mesmo!!!Meu humor está controlado por remedios , não tenho a mesma sensação de controle da minha vida , que eu tinha antes. Não sei para onde ir , viver é foda, morrer é dificil , quero encontrar uma saida , um caminho entre a vida e a morte, mas não encontro!!!!!!!!!

Gostaria de um conselho , uma opinião , embora eu já esteja em tratamento!!!
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Um depoismento sincero http://youtu.be/jh3CkLRrzE8

rosa maria disse...

sei quem o que e isto passo pelo mesmo ploblema,força amigo e fe em Deus

PROF.AMADEU EPIFÂNIO+ disse...

Olá, gostaria de convidá-los à visitar um outro blog, que é de um projeto de auto ajuda, que conta com artigos voltados para transtornos bipolar, depressão, suicidio, entre outros. http://deondeparei.blogspot.com.br Espero que ajude. Obrigado.

PROF.AMADEU EPIFÂNIO+ disse...

Olá pessoal, por favor, acessem esses dois artigos, de repente podem ajudar um pouco. valeu. http://deondeparei.blogspot.com.br/2014/03/transtornos-psiquiatricos-e-problemas.html

http://deondeparei.blogspot.com.br/2014/04/transtorno-afetivo-bipolar.html

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sofro também dessa patologia mental. Considero tanto a fase depressiva quanto a fase maníaca terríveis. O melhor mesmo é a fase de normalização, o que não acontece com todos. Outra coisa muito difícil de aceitar é a ignorância de conhecidos e principalmente parentes que tentam me dizer que a vida é boa e vale a pena - e que depressão é coisa de minha cabeça. É claro que é coisa da cabeça!

Anônimo disse...

Boa tarde,

Resolvi comentar pois convivi 5 anos com um namorado bipolar. É muito sofrimento para a pessoa que tem essa doença e para as pessoas que vivem ao seu lado.
A transição de humor, a mudança de planos e pensamentos, as discussões e brigas por bobeiras... enfim, amo muito meu namorado mas terminamos pois ele não aceita que está doente e não quer minha ajuda. Fiz o possível e o impossível para estar ao seu lado mas é muito difícil. Ele é uma pessoa maravilhosa, um homem dedicado, amigo e carinhoso... mas no momento das crises, se torna uma pessoa fria, cruel e violenta. Presenciei inúmeras vezes suas crises e vi como é difícil se controlar. Houve momentos dele esmurrar a parede, a fim de não bater em ninguém. Vi em cada comentário uma luta sem fim para se livrar dessa montanha de sentimentos que vocês vivem. Estou sofrendo muito, mas única coisa que posso fazer nesse momento ´e orar a Deus para libertar meu ex.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá... estou um pouco tímido a comentar. Fui à psicóloga e psiquiatra, entretanto, ambos não conseguiram entender o que se passa comigo e nunca me indicaram remédios. Disseram-me que estava bastante confuso. Tenho vontade de desaparecer para sempre das pessoas que me conhecem. Odeio minha família, mesmo que eles sejam bajuladores profissionais. A única pessoa que eu amo é meu tio. Ele foi e é a única pessoa no mundo que, DE VERDADE, me recebe atenciosamente e me dá amor. Todos me consideram uma pessoa muito educada, gentil e formoso. Garotas e mulheres me elogiam... porém... ninguém me entende. Tenho 18 anos e só tive uma paixão até hoje. Meu sonho é ter uma vida acadêmica como geneticista. Porém, é profundamente difícil quando você não tem ninguém do seu lado. Se eu pudesse, ficaria no meu quarto o dia inteiro. No silêncio, estudando... mas nessa juventude... é tudo muito turbulento, tudo muito confuso... por que tem que ser assim? Eu tenho tudo nas mãos mas não tenho nada. Acham que sou um "caipira" mas ninguém vê o meu lado, ninguém tá nem aí pros meus problemas. Por mim, eu poderia morrer agora que estaria feliz nos braços do Senhor. Mas devo sofrer nesse mundo até que chegue o Grande Dia. Enquanto isso, devo ser alvo de falsidade, gargalhadas, palavras sem nexo e falso amor.

Anônimo disse...

Fala Pessoal,

Minha namorada é Bipolar e desde o inicio de nosso namoro já havia percebi algo diferente nela, nos amavamos e derrepente brigas explosivas...mentiras e mais mentiras... coisas absurdas que eu descobria que ela fazia e claro depois, nem lembrava de nada, foi tudo normal na cabeça dela.
Sofro muito... amo ela... quando descobri o que ela tinha, estudei, pesquisei, quis entender, dei apoio e sempre converso muito com ela sobre as loucuras que ela faz.
Porém nessas crises ela fala pra todo mundo de nossas vidas e diz que sou eu a pessoa ruim, o mentiroso, o CARA MAL, o cara que não da valor, que nao respeito, que não sirvo, que não presto.
É muito triste gostar de alguém que faz isso com você, qualquer briguinha, a pessoa diz que ACABOU tudo, não importa o tempo que você tenha, nesse momento é isso que tem na mente da pessoa e acha que agora PODE TUDO!!! Sem nem pensar nas consequencias ou no respeito, ou sentimento que teve pelo outro... quando isso tudo passa... a pessoa nao toca no assunto e diz que so sabe falar do passado, voltar no passado... é uma pena.

Eu sofro demais.. e não tenho paz... e todo mundo parou de falar comigo por essas coisas, sou taxado com ruim, no estado que moro não tenho familia e hoje vejo muito pouco eles, para evitar novas brigas e pensamentos na cabeça dela... mas as coisas não melhoram...

E consequentemente, por suportar tanto, acabo me stressando tanto também e explodo... não é facil.

Eu quero por um fim... mas moro só e me sinto muito só... sou muito carente de atenção e imploro isso a ela apesar de tudo.

Eu espero um dia alguem chegar e me resgatar disso... acho que será a unica forma de sair dessa.

Anônimo disse...

Descobri a pouco tempo que sou bipolar e tenho transtorno de personaldade..fui molestada por seis anos apanhei muito sou revoltada as vezes odeio todo mundo ate meu namorado que amo muito..tenho vontade de maxucar os outros tenho tenho tanto odio dentro d mim as vezes fico dias sem dar um sorriso vivo amargurada e ver os outros felizes me da raiva ti perdendo tudo q amo ou q amava..fico pensando so coisa ruim vejo pessoas sujas de sangue e como se fose um pesadelo mas n e..e real. Me vejo matando as pessoas sou iritante teimosa..sou tao agresiva com todos .ate procurei ajuda medica nas ne entupiram de remedio e me mandaram ur a piscicologa nas so de pensar em ter q tocar nas feridas do passado ja fiquei com raiva e n fui mas em medico nenhum..tenho 27 anos e sinti q minha vida n e mais nada pois n tenho mais vontade de viver.n acredito em nada(nem no amor.em vitoria.em felicidade.nem em deus pirq onde tava deus quando estavam destruindo minha vida abusando de mim me batendo me maltratando)sempre me pergunto se sou assim porq eu quero ser? Ou se me fizeram se tornar assim?n tenho esperanca de melhorar vou levando um dia apos o outro...

Unknown disse...

Tenho medo de enlouquecer.
Hoje surtei com meu marido e meu filho.Vi meu marido segurar minha cabeça e gritar muito enraivecido. Vejo raiva nos olhos dele. Não, ele não é mau. Eu é que não suporto mais conviver com ele.Vi meu filho aborrecido porque não sou "normal" como eles. Vi minha filha ir embora de casa para não ser responsável pela minha debilidade.
Fico muito irritada, alucinada, confusa mesmo; quando uma simples palavra explode todos os meus sentimentos estranhos.Sinto vontade de matar as pessoas ou me matar! Fico caindo dentro de um poço sem fundo e vendo imagens conectadas à pessoas que já morreram e nunca mais poderão me ajudar! Não tenho para onde fugir. Não tenho onde me esconder. Enjoo das pessoas, das comidas, da existência...Tudo me enoja. Compromissos me assustam.
Fico olhando para os outros e imaginando se eles são reais . Acho que sou perigosa às pessoas; tenho medo de fazer mal a elas. Tenho medo que elas morram...
Não suporto e não confio em ninguém. Tenho raiva dos meus familiares, dos membros da família que me criou e ódio dos meus pais biológicos... Não suporto falar com quase ninguém, exceto algumas poucas pessoas. As únicas pessoas com quem me dou são as que não existem; àquelas que não me cobram nada; àquelas que eu sei que estão vivas e não me dirigem a palavra. Àquelas que não dependem de mim.
Sinto vontade de me suicidar constantemente, de beber até cair, de me mudar para bem longe, onde ninguém me conheça,de virar cinza, de virar pó.
Não tenho vontade de fazer nada; a doença mudou até meu organismo. A casa que moro cheira mal, me sinto uma visita que a qualquer hora pode ser expulsa.
Não saio na rua para não ter problemas,me tranco em casa e tento esquecer tudo.
Estou afastada pelo INSS há anos, e fico muito chateada com isso.Todos acham que eu estou bem e querem que eu seja como eles, mas eu me sinto imprestável! O que eu recebo é gasto com meu tratamento e ainda falta. E se eu tiver algum dinheiro na mão dou para os outros.
Tenho outros problemas de saúde, e acho uma humilhação ter que implorar "auxilio-doença" para o meu marido. ME SINTO HUMILHADA E SUJA .
Sinto vontade de sumir! Agora e há muito tempo quero me separar para protegê-los de mim. Temo que em uma crise possa ficar agressiva e acabar machucando alguém. Eles não acreditam que eu tenho uma doença e acham que estou mentindo, que me escondo atrás disso para não trabalhar e para não estar casada, dizem que dou muito trabalho e que é difícil conviver comigo.
Sinto-me triste, sozinha,desamparada, muito carente, feia, inferior, sem nenhuma alegria... Não agüento mais isso! A bipolaridade e a enorme depressão que sinto tomam conta de mim e sinto que estou morrendo aos poucos. Às vezes tenho vontade de me cortar toda começando pelo rosto.
Tenho medo de um dia vir a amar alguém, pois acho que o meu amor mata. Também ainda não encontrei alguém que goste de mim nessa vida. Nem mesmo pai e mãe.
No momento faço uso de vários remédios que não lembro o nome,mas ainda assim sinto-me muito mal.
Queria muito voltar à minha vida normal, mas sinto que tudo acabou. Eu gostaria de voltar para minha casa, para o meu lar, porém esse "lar" está em algum lugar que nunca mais eu poderei encontrar.

Unknown disse...

COM BASE NO TEXTO ORIGINAL. OBRIGADA!

Anônimo disse...

Amiga, hj estou me sentindo muito irritada . Às vezes penso ser reação do medicamento lítio q estou tomando recente. E por isso dá vontade de não tomar nada. Eu estou a ler a história de pessoas como nós e parece q os tratamentos quando não dão certo, os sintomas pioram.Esqueca por um momento q é bipolar e deixe a vida acontecer. Busque fazer algo q te faça bem. Ame os q estão ao seu lado, e não se cobre, ninguém é perfeito. Antes de eu saber meu diagnóstico eu encara melhor a vida. Hj parece que enxergo o mundo diferente e com mais dificuldades de encarar a realidade. Acredite vc é capaz de muita coisa boa., mas não deixe de amar. Esse é o melhor remédio.

Anônimo disse...

Nunca fui ao médico para saber se sou bipolar. Mas tem dias que sou a melhor pessoa do mundo, legal com todos, ajudo, brinco e por aí vai... mas tem dias que já acordo com vontade de voar no pescoço de qualquer um, fico cismado só de olharem em minha direção e quando vejo duas pessoas conversando já acho que estão falando de mim.
Isso é um inferno, principalmente no trabalho, pois sempre que estou bem alguém faz algo que sabe que vai me irritar e acabo arrumando encrenca e sempre eu saio como errado, devido meu histórico. Em casa moro com meus dois filhos, minha ex-mulher abriu mão da guarda deles e quando eu achei que finalmente iria ter uma vida normal aparece minha irmã com sua filha de 2 anos sem ter onde morar pedindo pra ficar em casa... já são um ano e meio e eu bancando a casa sozinho, minha vontade é de matar ela mas todo mundo acho que estou de frescura, estou vendo a hora em que vou enlouquecer de vez e acabar fazendo uma besteira em casa ou no trabalho... gosto de ficar sozinho e evito ao máximo entrar em relacionamentos, é um inferno ser desse jeito e todo mundo achar que é 'papo'.

Anônimo disse...

Estou em um relacionamento com um homem bipolar. No primeiro mês, como eu ainda não estava apaixonada, tudo caminhava bem. Ele era muito atencioso, gentil, carinhoso, enfim: tudo o que aprecio em um homem. De uma inteligencia admirável, culto, educado etc... No segundo mês houve mudanças de comportamento, foi quando comecei a perceber que existia algo "diferente": afastamentos, mudança de humor e certas grosserias ao falar. Perguntei a mim mesma: o que eu fiz de errado? O problema está em mim ou nele? Conversei com duas amigas sobre o assunto para desabafar. Como são verdadeiras amigas as dicas foram: você terá a resposta que procura em breve, você sabe procurar a verdade quando quer. Iniciei um estudo através da internet e cheguei até aqui. Todos os depoimentos que li se encaixam. Para ter certeza absoluta e sem querer levar ao conhecimento dele, procurei por uma amiga dele (amiga da adolescência) e médica. Com muita cautela comentei sobre a minha desconfiança , falei sobre o comportamento atual (fase do isolamento/depressão). Veio a confirmação que ele é bipolar e sempre boicota a medicação, se faz de vítima, fala em suicídio, não atende o telefone etc...Não pretendo, pelo menos no momento, me afastar. Pretendo sim, procurar ajuda de um profissional (psicólogo) para mim e tentar ajudá-lo a não abandonar a medicação para depressão (foi o que ele falou comigo)... tomo medicamento para depressão, não sou bipolar. Eu nunca abri para ele sobre a minha desconfiança, dele ser bipolar. Hoje, fazem somente quatro meses que eu o conheço e digo: estou apaixonada por ele e farei o possível para que nossa relação continue. Existiram momentos que eu jamais esquecerei. Carinhos, gentilezas e muita paz entre nós. Falar que estou iniciando uma "luta", não é a palavra correta. Estou triste pela confirmação do diagnóstico e ao mesmo tempo feliz por saber a verdade e ter o desejo de não "cair fora" de uma relação com alguém admiravelmente inteligente, que é o primeiro predicado que aprecio em um homem. Como iniciar o dialogo com ele sobre a doença, ainda não sei...estou aprendendo.

Anônimo disse...

olá

Meu namorado é bipolar , mas ele nao sabe que sei. Estou aflita...Preciso conversar com alguem que passa por isso como eu.

leandracpc@hotmail.com

Anônimo disse...

Passe a fazer um relatorio diário sobre compto dele e procure levarvo mais rapido ao tratamento pisiaqtrico..pq a tendencia com a idade é piorar...Vive com uma pessoa 30 anos q tinhabos sintomas e algumas crises e não sabiamos pq como era alcolatra ficava mais dificil saber...em 2011 teve una crise terrivel e entrou no internamente. e ainda nao consegue ficar estável. ..muda a todo momento. ..E nao é facil p ele e nem p a famillia...

Anônimo disse...

Passe a fazer um relatorio diário sobre compto dele e procure levarvo mais rapido ao tratamento pisiaqtrico..pq a tendencia com a idade é piorar...Vive com uma pessoa 30 anos q tinhabos sintomas e algumas crises e não sabiamos pq como era alcolatra ficava mais dificil saber...em 2011 teve una crise terrivel e entrou no internamente. e ainda nao consegue ficar estável. ..muda a todo momento. ..E nao é facil p ele e nem p a famillia...

Anônimo disse...

Meu namorado é bipolar e está em crise. Nos conhecemos e passamos momentos maravilhosos juntos, parecia um sonho. Dormiu dizendo que me amava e na manhã seguinte eu parecia uma estranha. Ele toma muita medicação para estabilizar.
Ele está afastado de mim, nao terminamos o namoro mas quase nao nos vemos mais e ele perdeu a vontade de tudo, nem consegue mais dizer que me ama. No início pediu se eu conseguiria compreenderas agora diz que no meu lugar já teria largado. Nao sei como agir, amo ele mas a crise já dura um mês. Nao sei se continuo dizendo Que o amo sem obter resposta alguma ou se deixo ele sozinho ate passar. Por favor me ajudem.

Unknown disse...

Olá. Saiba que você não está sozinho. Eu me sinto exatamente assim. Tenho 42 anos e só busquei tratamento há 4 anos. Nem imaginava de que eu sofria, só sabia mesmo é que normal eu não era. Srntir amor pela minha mãe e irmãos num dia e querer ve-los longe no outro, tratar meu marido como um Príncipe e logo no amanhecer querer mata-lo com uma faca? NÃO é normal. Minha medica psiquiatra deu um diagnóstico de TAB, tratamento com lítio associado a lamotrigina e muitas, muitas licenças saúde por causa dos efeitos colaterais, inclusive disfunção da tireoide, com mais medicação para controle. O problema é o mesmo de todos os bipolares, preconceitos e mais preconceitos. No trabalho zombavam de mim, pelo fato de em alguns períodos do mês eu estar sempre sorrindo, falante e com funções ativas, achavam que me afastava por frescura e que SE eu quizesse podia fazer tudo normalmente. Puro preconceito e ignorância de quem não sabe nada sobre o assunto. Sou capaz de fazer muitas coisas, me formei em história recentemente, passei no concurso do Estado de São Paulo, leciono e me considero uma boa educadora. Isso em alguns momentos, porque entre os picos de euforia/disforia, basta algo qualquer acontecer que fuja da minha rotina e BUNNN!!! É como se disparasse um gatilho e tudo fica distorcido. Me sinto irritada, inútil, incapaz, feia, rejeitada, sozinha etc... Com todo respeito a quem consegue responde bem ao tratamento com lítio, mas pra mim só piorou meu quadro. Troquei de psiquiatra e de medicação, porém o que dá melhor resultado é a terapia. Se conhecer melhor e conhecer a sua doença. Amigos também são primordiais. Estou passando por um processo de divorcio conturbado e se não fossem os amigos próximos, que se recusam a desistir de mim, nem sei o que já teria feito. Uma coisa tenho aprendido, Nada de se sentir culpado por esses sentimentos de odio e violência contra os que nos cercam. Não pode é levar as ultimas consequências. Saia de perto das pessoas que te irritam por um momento, procure falar a elas o que te aflige no comportamento delas, se acaso te magoaram, resolva quando a raiva já tiver passado. Quando a crise bater, logo no início, pare e foque até descobrir qual foi o "gatilho"que a fez disparar. Tente resolver esse problema o mais rápido possível. Comigo tem dado certo. Essa semana depois de quase ter ingerido a medicação de três meses de uma só vez, procurei a pessoa que tive problemas, tudo não passava de um mal entendido e minha crise durou apenas dois dias, antes chegava há um mês. TAB não tem cura, o que podemos fazer é nos vigiar, nos conhecer, nos ajudar mutuamente e tentar levar uma vida Boa com qualidade pra nós e para os que convivem ao nosso redor. Bjs a todos

Unknown disse...

Olá. Saiba que você não está sozinho. Eu me sinto exatamente assim. Tenho 42 anos e só busquei tratamento há 4 anos. Nem imaginava de que eu sofria, só sabia mesmo é que normal eu não era. Srntir amor pela minha mãe e irmãos num dia e querer ve-los longe no outro, tratar meu marido como um Príncipe e logo no amanhecer querer mata-lo com uma faca? NÃO é normal. Minha medica psiquiatra deu um diagnóstico de TAB, tratamento com lítio associado a lamotrigina e muitas, muitas licenças saúde por causa dos efeitos colaterais, inclusive disfunção da tireoide, com mais medicação para controle. O problema é o mesmo de todos os bipolares, preconceitos e mais preconceitos. No trabalho zombavam de mim, pelo fato de em alguns períodos do mês eu estar sempre sorrindo, falante e com funções ativas, achavam que me afastava por frescura e que SE eu quizesse podia fazer tudo normalmente. Puro preconceito e ignorância de quem não sabe nada sobre o assunto. Sou capaz de fazer muitas coisas, me formei em história recentemente, passei no concurso do Estado de São Paulo, leciono e me considero uma boa educadora. Isso em alguns momentos, porque entre os picos de euforia/disforia, basta algo qualquer acontecer que fuja da minha rotina e BUNNN!!! É como se disparasse um gatilho e tudo fica distorcido. Me sinto irritada, inútil, incapaz, feia, rejeitada, sozinha etc... Com todo respeito a quem consegue responde bem ao tratamento com lítio, mas pra mim só piorou meu quadro. Troquei de psiquiatra e de medicação, porém o que dá melhor resultado é a terapia. Se conhecer melhor e conhecer a sua doença. Amigos também são primordiais. Estou passando por um processo de divorcio conturbado e se não fossem os amigos próximos, que se recusam a desistir de mim, nem sei o que já teria feito. Uma coisa tenho aprendido, Nada de se sentir culpado por esses sentimentos de odio e violência contra os que nos cercam. Não pode é levar as ultimas consequências. Saia de perto das pessoas que te irritam por um momento, procure falar a elas o que te aflige no comportamento delas, se acaso te magoaram, resolva quando a raiva já tiver passado. Quando a crise bater, logo no início, pare e foque até descobrir qual foi o "gatilho"que a fez disparar. Tente resolver esse problema o mais rápido possível. Comigo tem dado certo. Essa semana depois de quase ter ingerido a medicação de três meses de uma só vez, procurei a pessoa que tive problemas, tudo não passava de um mal entendido e minha crise durou apenas dois dias, antes chegava há um mês. TAB não tem cura, o que podemos fazer é nos vigiar, nos conhecer, nos ajudar mutuamente e tentar levar uma vida Boa com qualidade pra nós e para os que convivem ao nosso redor. Bjs a todos

Anônimo disse...

Tenho 26 anos.
Fui diagnosticada aos 19. Inicialmente o médico disse que se tratava de uma depressão profunda, mas com o tratamento psicológico, perceberam que isso não tinha começado aos 19. Isso vinha da infância... Era uma criança calada, agressiva e cheia de manias.
Fui em muitos psiquiatras, mas sempre desisto do tratamento, pois acho que não vai resolver.
Não consigo parar em emprego, meu cérebro não funciona muito bem. Tem fases que estou super disposta, coisas que demora dois dias pra fazer, faço em um.
Todos da minha família acha que isso é preguiça, que faço corpo mole... Isso me deixa muito triste. Pois, a minha maior vontade é ter um emprego fixo, viver para o trabalho, infelizmente isso não acontece.
Minha mãe é quem mais me julga, ela não entende que as vezes não quero conversar, que não tenho paciência. Mas as vezes falo demais, e isso também a incomoda. Sinto que ela gostaria que eu não existisse.
Como todos, já tentei suicídio várias vezes e penso muito nisso.
No momento só tomo Rivotril pra dormir. Tô numa fase triste, não acredito em amizade, amor, não converso com quase ninguém da minha família.
Só tenho uma virtude, a única que me dá orgulho... Sou muito verdadeira, transparente. Sei que isso as vezes atrapalha, mas não me importo, é minha única qualidade!

Unknown disse...

Tenho 37 anos, fui diagnosticada aos 14, mas só vim aceitar a doença no início desse ano, depois de ler vários depoimentos e compreender o que se passava comigo.
Aos 14 e aos 16 fui internada, tive pesadelos por muitos anos daqueles gritos. Fiz o tratamento até os 22 anos. Como eu estava bem, achei que mudando de cidade, poderia deixar minha vida junto com meu diagnóstico. Vivi mais de 10 anos numa montanha russa.
Agora, mesmo fazendo o uso de quetiapina 100 mg e lamotrigina 2x dia 50 mg. Estou depressiva, meu Pai faleceu a três meses de repente e isso mexeu muito comigo. Mas, como das outras vezes, vai passar.

Unknown disse...

Tenho 37 anos, fui diagnosticada aos 14, mas só vim aceitar a doença no início desse ano, depois de ler vários depoimentos e compreender o que se passava comigo.
Aos 14 e aos 16 fui internada, tive pesadelos por muitos anos daqueles gritos. Fiz o tratamento até os 22 anos. Como eu estava bem, achei que mudando de cidade, poderia deixar minha vida junto com meu diagnóstico. Vivi mais de 10 anos numa montanha russa.
Agora, mesmo fazendo o uso de quetiapina 100 mg e lamotrigina 2x dia 50 mg. Estou depressiva, meu Pai faleceu a três meses de repente e isso mexeu muito comigo. Mas, como das outras vezes, vai passar.

Anônimo disse...

tenho 31 anos, atualmente tomo Litio, Risperidona e lamitor , mas ja tomei varios outros, desde 2009 quando tive o primeiro surto psicotico, fiquei delirando com muita ansiedade durante +ou- um mes, depois com antipsicoticos eu voltei a razao, mas com uma depressao que se arrastou por varios meses, quase um ano... estabilizei e depois de mais um ano comecei a delirar ficar paranoico novamente por alguns meses, talvez possa ter influenciado o uso de maconha, nao sei ate que ponto,eu fumava todos os dias, mas novamente entrei em depressao com muito remorso por ter feito papel de doido na frente dos outros, comecei a terapia depois desse episodio, o q me ajudou a desatar alguns nos na minha mente ...

Anônimo disse...

Olá, tudo bem com vocês ? Eu realmente estou ficando meio louco com isso, não sei se é bipolaridade ou algo pior, mas parece que todo dia é uma luta contra os sentimentos que tenho dentro de mim, principalmente os de violência, não é raiva ou ódio das pessoas é apenas uma maldita vontade de ser violento sem motivos nenhum, e quando digo que é sem motivo nenhum realmente falo sério, tinha momentos na escola que quando alguém me zuava eu ficava insano por dentro com uma louca vontade de estrangular aquela pessoa. Hoje em dia acho que fica pior, as vezes com minha namorada mesmo em momentos felizes sinto pensamentos invadindo minha cabeça e me transtornando, começa uma luta dentro de mim, eu amo ela mais que tudo nessa vida mas simplesmente nesses momentos eu me imagino batendo nela ou dando um soco nela... Começo a chorar por dentro e ficar ansioso, fico frio com ela e distante, tenho medo de um dia machucar ela sério, alguém sabe como me ajudar ? Obs: Tenho esse tipo de pensamento sempre, só piora quando estou estressado. Já agredi bem hard um amigo meu que uma vez acabou jogando água em mim, eu furei a orelha dele com uma caneta.

Anônimo disse...

Bom dia,

Sou casado com uma pessoa bipolar, não sei mais o que fazer, aliás faço de tudo por ela, e mesmo assim descobri que fui traído 3 vezes(sexo em troca de grana), doei minha vida pela vida dela, e mesmo depois de tudo isso, ela faz questao que eu me sinta um lixo, sempre me humilha, chego a ter raiva de mim mesmo, por não ter forças e nem vergonha na cara, para sair de casa. Amo muito ela, mas acredito que tenho que me amar também, estou exausto, sobrecarregado e ainda me sentindo um lixo. Se alguém pude me ajudar, souber de grupos de familiares, para troca de experincias, agradeço.

jonathan lima disse...

oi tenho transtorno bipolar desde de meus 7 anos de idade passo por tratamento hoje tenho 18 anos moro sozinho e tomo carmabazepina respiridona e amitril tem horas que da vontade de deixar tudo pa trás já passei por varíos empregos e o grande problema que emfrento é que esta doença ela faz você agir por impulso é muito dificio já teve momentos que deu vontade de morrer porque tudo que eu faço é por impulso mais as coisas não são assim meio que eu vivo uma vida de ilusao

Anônimo disse...

O Transtorno Bipolar requer simultaneamente tratamento medicamentoso e espiritual, pois o estresse também desencadeia ele. Você vai se surpreender que, biblicamente, o rei Saul e São Tomás de Aquino tiveram o Transtorno Bipolar. Mas pode encher de esperança. Por experiência própria, era uma mágoa que tinha do meu pai que desencadeou o Transtorno Bipolar. Tenho um blog, constando o meu testemunho de conversão chamado "Como o Transtorno Bipolar me trouxe de volta para Deus e para a Igreja Católica", disponível no seguinte link: http://tiagoaraujodacosta.blogspot.com.br/2016/03/como-o-transtorno-bipolar-me-trouxe-de.html

Para provar que o link não é suspeito, pode testá-lo com quaisquer sites de antivírus on-line e, depois de algumas semanas acessar o site.

Anônimo disse...

FUI DIAGNOSTICADA BIPOLAR HÁ DOIS ANOS, MAS MEU TIPO DE BIPOLARIDADE SE FOCA QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE NO POLO DEPRESSIVO, TENHO CRISES HIPOMANÍACAS MAS MUITO RARAS, NO MOMENTO ESTOU HÁ MAIS DE UM ANO DEPRIMIDA, SEM NENHUMA MELHORA, APESAR DE MUITO DEPRIMIDA, NÃO PARO MINHAS ATIVIDADES, CONTINUO TRABALHANDO, TENDO VIDA SOCIAL (POUCA E SEM PRAZER)...TOMO LAMICTAL, LEXAPRO E SAPHRIS, MAS MESMO COM TODOS ESSES REMÉDIOS MEU EPISÓDIO DEPRESSIVO NÃO PASSA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, FAÇO TERAPIA TAMBÉM, MAS ULTIMAMENTE SINTO QUE NÃO TEM AJUDADO MUITO...ALGUÉM TEM UM QUADRO PARECIDO? NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, NÃO AGUENTO MAIS VIVER ASSIM, ME ARRASTANDO, SEM TER PRAZER EM NADA E SEM ENXERGAR QUALQUER SENTIDO EM CONTINUAR VIVENDO

Anônimo disse...

Depois de 6 meses vivendo um pesadelo, me deparei com esse blog. Bom, primeiro gostaria de dizer que muito do que se lê sobre bipolaridade não chega nem perto do que realmente é. E que quem tem essa doença sofre muito e também sofre, muito mesmo quem se relaciona com um. Namorei um rapaz bipolar (segundo ele mesmo afirma), e eu não sabia no que estava me metendo. Não quero aqui afirmar que os bipolares são uns monstros, mas que, ser parceiro ou parceira de um é algo muito complicado. Por mais que meu ex soubesse de sua doença, e procurasse tratamento, não era o suficiente para evitar as agressões físicas e verbais. E eles vão sempre se desculpar, pois na verdade te amam, e vão colocar culpa na doença - Eu estava fora de mim, eu jamais faria isso. Essa relação me destruiu e apesar de "entender" não acho justo permanecer, mesmo ele me amando, minha vida deve ser respeitada.

Fran... disse...

Você ainda é bem controlada! Eu f=na fase manis já quebrei uma taça e cortei o rosto de um sujeito, agredi fisicamente pessoas que eu mal conhecia, quebrei quase tudo dentro de casa, fora as agressões verbais! Saí em balada cheguei a gastar 2900 pagando tudo para todo mundo, e ainda levava gente que eu não fazia ideia de quem era pra minha casa! Eu não dormia nem 2 horas por noite! Na fase depressiva eu chegava, pelo contrário, cheguei a dormir 18 horas direto! Tenho tendências suicidas, e já aconteceu umas 3 vezes. Não falo com ninguém, não como, e ás vezes não chego nem a tomar banho. Na última vez perdi 7 quilos. Tomo 7 remédios para ser tem como controlar, mas mesmo assim, meu psiquiatra já me internou, quando em depressão, para que eu me alimentasse e não me machucasse...

Anônimo disse...

Estou precisando trocar experiência com alguem bipolar.

Leandracardoso77@hotmail.Com

Anônimo disse...

SOU UMA PESSOA QUE TEM UMA DOENÇA CHAMADA TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR , NÃO SOU A ´´ DOENÇA ´´ E SIM TENHO A DOENÇA, PARECE SIMPLES , MAS SABER ESSA DIFERENÇA EM NÓS É IMPORTANTISSIMO . SABER , SENTIR QUEM SOMOS É TUDO . E SABER QUE MUITOS ERROS , É A DOENÇA QUE NÓS LEVA A COMETE-LOS, COMO O ALCOOLATRA ERRA POR CAUSA DO ALCOOL ,O DEPENTENDE QUIMICO ERRA POR ESTAR COM EFEITO DE UMA DROGA.....
......POIS É TEMOS QUE NOS PERDOAR ,MESMO QUE O MUNDO NÃO PERDOE ...NO FUNDO SABEMOS QUE NÃO ERRARIAMOS SE NÃO FOSSE A DOENÇA E QUE SÓ NÓS SABEMOS DISSO ENTÃO PERDOEM CADA UM DE VCS PORTADORES DE TAB...COMO EU....TINHA 18 ANOS QUANDO ELA APARECEU , COM CERTEZA TINHA UM FUTURO MUITO BOM PELA FRENTE , MAS ELE ME FOI TIRADO POR ESSA DOENÇA E ME PERDOO POR ISSO...COMO UM CADERANTE TEM QUE SE PERDOAR POR NÃO CORRER....AMIGOS TUDO É DIFICIL PARA TODOS,NÃO SÓ OS BIPOLARES SOFREM A VIDA É DURA PARA TODOS , NÃO SE ACHEM SENTO O PIOR DOS PROBLEMAS , PROCUREM FAZER DE UM , LIMÃO QUE A VIDA NOS DEU ,UMA ´´LIMONADA´´... POR FIM REMEDIOS É IMPORTANTISSIMO ,MAS O MEIO QUE VIVEMOS É QUE VAI ,,DIZER QUE REMEDIOS TOMARMOS....NÃO ADIANTA SEGUIR O TRATAMENTO CORRETO,
SE O MEIO QUE VIVEMOS , FOR RUIM ..PARA NÓS...FIQUEM COM DEUS E LEMBRE-SE...DEUS MANDA O FRIO CONFORME O COBERTOR.....ABRAÇOS....

Anônimo disse...

É isso aí , tenho 37 anos e depois de mais de 20 anos de diagnostico , tomando lítio , passando por mil crises , indo da depressão pra mania eu sei os danos irreparáveis que essa doença causa em nossas vidas . Os relacionamentos que foram destruidos , os projetos frustados e deixados no meio do caminho . Quantos cursos ... Eu lembro que entrei em crise no meu estagio do curso tec de enfermagem , tudo ficava estranho um mundo muito louco , logo após sempre a vergonha a culpa . Hoje estudo e termino essa ano a faculdade , passo por algumas poucas e boas , sou meio introvertida . Sempre desconfiada as pessoas são muito preconceituosas é dificil lidas com o stigma .

Tania Dal Bosco disse...

Oi eu também uso seroquel ...mas somente ele talvez não te tire desta situação eu tive que usar outros medicamentos para poder sair da crise fique a vontade se quer conversar..meu Whatsapp é 595 986 188 716

Tania Dal Bosco disse...

Oi João de qual medicamento vc está fazendo uso ?

Unknown disse...

Oi
Sou casada com uma pessoa que é bipolar e esquizofrênica também.Fora outros problemas que também tem.
E não tem sido nada fácil viver com ela.Tentativas de suicídio,agressiva,surtos onde ela mesma se machuca e bate a cabeça na parede.Quando cria raiva de alguém,ela simplesmente quer matar.Não entende o que explicamos para ela.Acha que o mundo está contra ela.
Na maioria das x se mostra muito fria e desconta a raiva no cachorro e já matou um hamster sem piedade.Mas depois chorou pelo q fez.Tirei o animal dela,pois sei do que é capaz.Tentei o divórcio e disse q sou dela e nunca irá me deixar.
Ela me causa medo...

Anônimo disse...

E

Anônimo disse...

gente,boa noite pelo amor de DEUS ME AJUDEM.eu falei um dia desses pra minha mae que ela tem,o trastorno bipolar do humor e apanhei ,eu tentei explicar isso pra ela que ela tem esse trastrono e ela nao aceita.porque ela muda de humor repentinamente. e assim 6 meses.ela esta um doce de candura fica mais amiga carinhosa compreensiva e ate gosto desse comportamento. mas 6 meses depois ela vira da agua pro vinho JESUS. fica ignorante briga com todo mundo. perde a paciencia a toa. e quando isso acontece. eu vou pra rua esfriar a cabeça ou vou na igreja pra orar por ela. eu contei isso pra uma amiga que e psicologa e ela me disse que e otrasntorno bipolar que ela precisa de ajuda medica. e ter paciencia com ela. e tentar entender essa situaçao delicada. boa noite sos.

Ana disse...

Sou diagnosticada desde os 18 anos como bipolar. Hoje estou com 35. Tive uma internação aos 18 e poucos meses após isso fiz retirada da medicação. Nesta época fui muito mal informada de tratamento. Passei 10 anos sem medicamentos vivendo normalmente mas após muitos problemas, financeiros, familiares e no trabalho não aguentei. Entrei em crise e vi tudo o que construi ao longo destes dez anos desmoronar. Fiquei revoltada, passei por muitos médicos até que, exausta resolvi confiar no tratamento. Faz 4 anos que consulto com o mesmo psiquiatra e faço ajustes medicamentoso quando necessário.O tratamento me dá confiança e me trás progresso. Trabalho e estudo. As relações familiares vão bem inclusive mais maduras. Uma observação da bipolar aqui: Li q muita gente tem vontade de agredir e tal eu confesso que não sinto isso e nem em crise. Nunca agredi ninguém fisicamente. Mas eu já apanhei e muito por causa da falta d paciência dos outros comigo. Obrigada

Anônimo disse...

Talvez alguém possa me ajudar! Sempre ando com a mente carregada de maus pensamentos. Quando estou conversando com alguém, de vez em quando vem a vontade de socar a pessoas sem motivo algum e do nada. Nunca ataquei ou feri ninguém e não tenho nada contra ninguém e não quero machucar ninguém e sempre desejei praticar o bem e tenho o desejo de que todos sejam felizes, mas, esta vontade ou este mal pensamento, o que será? Seria isso, transtorno bipolar? Loucura? Esquizofrenia? Qual doença mental seria essa? Parece irônico, mas, não é! Tenho medo de estar enlouquecendo, mas,não quero me entregar e quero continuar sendo uma pessoa normal. Preciso de ajuda urgente.

Anônimo disse...

Eu tenho ja 4 anos namorando um bipolar. Ele tem uma crise longa por ano,sempre no outono ou inverno. Nao sei se tem alguma ligaçao... Geralmente a crise dura dois meses.

Tenho um grupo no whatsapp para mulheres que namoram ou sao casadas com bipolares. Mande seu whatsapp para:

claudiamoraes85@hotmail.com

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc Letícia, fui diagnósticada com TAB a quase dois anos, de início fui ao clínico que passou uma medicação para ansiedade, e depois fui ao psiquiátrico do SUS, que passou uma medicação certa porém com muitos efeitos colaterais, pois tive retenção de líquido, fiquei com os músculos travados, com a boca dormente, e não conseguia relaxar. Foi quando uma conhecida mim indicou um outro psiquiátrico particular, que de imediato suspendeu a medicação que estava tomando e passou outra, e mim disse que o que fez eu piorar foi o medicamento que o clínico mim passou, depois de 20 dias eu já estava bem melhor, já tomei várias medicações de acordo com a necessidade. As fases que eu achei mais difícil foi a fase da crise, pois tinha alucinações, euforia, por eu ser evangélica, não usava a cor preta pois representava a cor preta, queria desfazer de meus móveis, das minhas roupas, esqueci as senhas de meus cartões, e a outra fase foi a depressão, fiquei um anos sem disposição, não tinha vontade de sair de conversar, minha casa ficou toda bagunçada, não tinha vontade de fazer nada, só saia para trabalhar e ir a igreja, durante esta fase não tive pensamentos suicidas, fiquei afastada do trabalho três meses, graças à Deus tive pessoas que soube lidar comigo e mim acompanhou em todas as consultas com o psicológo e o psiquiátrico, que foi minha filha ainda menor de idade que teve maturidade de cuidar de mim. Hoje mim sinto dentro das normalidade, trabalho estudo cuido de minha casa vou a igreja, tomo o medicamento torval. Tenho muito fé em Deus e sei que está doença não tem cura, creio se Deus quiser Ele pode mim curar, e seja feita a vontade Dele, o tratamento foi crucial para a minha melhora, no início tive dificuldade de aceitar que tinha o transtorno, hoje não tenho mais, reconheço as duas fases tanto a euforia como a depressão, e peço tbm que minha filha fique de olho em mim, pois não é bom uma pessoa com TAB morar sozinha. Só tenho que agradecer a Deus por ter uma filha maravilhosa, amiga que está sempre ao meu lado e ter um profissional competente, pois eu amo o meu médico, dedicado atencioso e sempre eficiente nas medicações, quero continuar com ele até o fim. Um concelho que eu deixo para todos com TAB nunca abandone o tratamento, busque está sempre perto de Deus, e aceite que é portador de um transtorno, busque fazer uma terapia, e está perto de pessoas que a amam. Um abraço e que Deus nos abençoe.

Anônimo disse...

Sou Bipolar, tenho 55 anos, infelizmente só descobri este ano, passei toda minha vida tomando antidepressivos que são péssimos para os bipolares,pois propiciam a fase de mania(euforia) . A fase de mania parece boa, perdemos a noção, nos achamos os mais importantes , compramos o que podemos e o que não podemos, ficamos irritados, perdemos amigos, nos achamos poderosos, entre outras coisas como exagerarmos em alcool e sexo.
Hoje tomo lamotrigina 150 mg e depakote 1000(acido valproico).Vale a pena ser tratado, quando se acerta a medicação a vida melhora substancialmente, ficamos melhor posicionados , mais confiáveis. Diria que podemos levar uma vida normal. Tomo minha medicação como se fosse uma religião. Aliás , fé é importante, mas a solução mesmo esta em seguir o tratamento medicamentoso e se for possível uma terapia cognitivo-comportamental. Espero ter ajudado

Unknown disse...

Devo ser Bipolar,só que daqueles bem transtornado.
Vida difícil poucas expectativa,é pra piorar com parentes umilhando.
Sou sempre depressivo,Brigao aos meus 33 Anos é possível me enganar com o número de confusão que arrumei na rua.
Quando sou contrariado ou quando põe afirmações da minha pessoa me irritam.
Quando me chamam de "Bipolar",acabou meu dia nunca falei, abertamente sobre isso.
Eu não tenho mais vida social,pra não brigas na rua me tranquei não trabalho mais.
Vai fazer cinco anos que não vejo minha filha,só vi ela nascer e convivi com ela a alguns meses.
Me separei a família da minha ex, não entendia meu jeito ser.
Não se tratava só da minha doença,mas sim de uma questão aquisitiva.
E se não é a minha mãe me ajudando,com mantimento básico e um quarto pra viver eu estaria na rua.
E agora que me sinto forte sem medo das pessoas na rua,sabe multidão elevador cheio,me dá uma fobia.
Vou ao especialista me tratar,acho que ainda dá pra ter uma vida ou grande que sobrou dela.

Livia20 disse...

Pelo que voce falou da sua namorada parece mais transtorno borderline do que bipolaridade.
Passei por algo parecido....

Anônimo disse...

Ola,
Gostaria que alguém me ajudasse, pois estou passando por uma experiencia complicada.
Minha esposa recentemente fez coisas que perante a sociedade seria taxada de vários adjetivo imorais, ela pegou uma quantia elevada não mão de agiota escondida sem ter condições de pagar, disse que tinha recebido do pai uma quantia grande em dinheiro. Eu acreditei, pois seu pai realmente é uma pessoa bem sucedida. Com isso ela começou a me envolver em compromissos, fazendo contratos e compromissos financeiros, me fez entrar em uma concessionária de carro e mandou fatura um carro no valor de 250,000 mil reais,fiz teste drive, o vendedor tirou nota fiscal, fez contrato de investimento no banco, fazendo com que o gerente acreditasse que ela tinha essa quantia, fez um representante de um produto sair do seu estado e vim para o nosso para fechar negocio já que era um negocio aparentemente muito interessante para o fabricante,fechamos o negocio o vendedor faturou os produtos, tirou a nota fiscal e retornou para seu estado ficando a gente transferir para a conta do fabricante ate 5 dias o valor do negocio. nesse mesmo período ela se envolveu com uma pessoa que já tinha tido um relacionamento. Ela vinha a uns 5 meses conversando por e-mails com essa pessoa com conversas pesadas e até enviando fotos íntimas, até que resolveram sair. Com uma semana depois que saíram eu descobrir.
Para foi o fim, nunca imaginei que ela faria tudo isso que relatei, pois não só descobrir a traição como tudo que ela falou era mentira, ela não tinha esse dinheiro, mentiu muito. O pior que ela tava vivendo como se tudo fosse real e que nada seria descoberto e não teria consequência, foi fazendo as coisas naturalmente e deixar nenhuma forma uma situação que tudo era ilusão.
Eu não relatei a metade da metade do que de fato ela fez, tudo no período de 5 meses.
Uma pessoa que nunca demonstrou ter comportamento inadequado e de transgredir durante mais de 3 anos juntos, foi para mim uma grande decepção, eu a condenei e quis me separa. Ela começou entrar em estado aparentemente depressivo, me pedindo para não fazer isso, que não sabia por que fez isso, dizendo que não era ela, que não era do caráter dela. E eu não aceitei dizendo que tudo era mentira que ela era pilantra que enganou o tempo todo e so foi mostrar quem era ela depois. E ela sempre afirmando que como uma pessoa por mais que fosse pilantra, não teria lógica fazer coisas bem perigosas e que uma hora seria descoberto, pois estava fazendo coisas que estava me envolvendo e uma hora eu iria saber.
Ela começou a implorar, que se eu largasse ela iria se matar,até comprou chumbinho. Ai foi que eu me preocupei. Apesar de não querer mais o relacionamento eu também não queria que uma pessoa fizesse besteria, ainda mais ela podendo realmente ta falando a verdade, ja que ela dizia que houve alguma coisa eu seu comportamento que a mesma não reconhecia mas não sabia o que era e explicar, foi quando resolvi ir a um psicologo.
Levei-na no psicologo, e o primeiro não falou nada de algum tipo de surto, so falou que ela errou que precisava de terapia para se reorientar. Mas eu não iria aceitar apenas uma desorientação, pois para mim era falta de caráter e não iria aceitar um mulher pilantra.
Ela não convencida implorou para ir em um psicanalista. Foi quando o profissional falou que ela apresentou uma patologia psicológica que não foi hipomania.
Eu comecei a ver na internet e comecei a ver os casos de hipomania, e era 90% dos sintomas foi o que ela apresentou. Mas confesso que ainda não estou convencido e queria ajuda de vcs de acordo o meu depoimento se realmente ela poderia ser uma bipolar, para que eu não venha a condenar injustamente, ms também não quero viver com uma pessoas mau caráter.

Unknown disse...

A minha irma esta assim

Unknown disse...

Tudo a ve comigo so quem tem este transtorno sabe como e dificil de superar no meu caso a fe em Deus faz toda a diferenca muito dificil vejo estes relatos e choro

Poli disse...

Nosso Deus !me vi no que vc escreveu.Meu namorado fez isso comigo.Ele me traiu durante um mês, ficou afastado de mim durante esse tempi.Disse que precisava resolver uns problemas e não queria me envolver nisso,nesse tempo só me viu duas vezes e foi pra pedir dinheiro.Eu achava que ele estava com depressão até incentivei a ir no psicólogo.Are que um dia eu falei que ele não queria me ver pq ele tinha outra pessoa.Ele me ligou e falou que não tinha e que queria me ver pra conversar comigo pessoalmente, marcamos mas ele não apareceu.Infelizmente ele sofreu um acidente e faleceu.A mãe pediu ajuda pra arrumar o quarto dele e foi aí que descobri tudo.Ele estorou o cartão com uma prostituta, chegando até a mobiliar a casa pra ela.Quando o cartão estourou ele começou a me pedir dinheiro,tudo gasto com ela e ele nunca fez nada parecido comigo durante 3 anos.Eu sempre fui companheira entendia k jeito dele sempre muito reservado esse poucos amigos.Chorei muito ,parece que foi tudo uma mentira.Mas comecei a pensar que isso não era normal, que ele estava desempregado e em estado normal ele não faria isso.Sofro muito com a morte dele mas sofro mais com a traição e com o que ele fez por ela e não fez por mim.

Aparecida Fanti disse...

Meu filho está na 5 crise de bipolaridade ,sinto q cd crise vem mais forte ,pois cd tratamento de 1 ano c meds ele abandona o tratamento .
Estou mto perdida e desorientada mha família n q saber da gente .