quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DEPOIMENTO DE UMA ESQUIZOFRÊNICA


 "Um dia, ela descobriu sozinha que era duas!
A que sofre depressa, no ritmo intenso e atroz da noite,
e a que olha o sofrimento do alto do sono, do alto de tudo,
balançada num céu de estrelas invisíveis
sem contato com o chão"


Cecília Meireles






Na adolescência tive o primeiro surto, mas foi diagnosticado como depressão grave.
Há seis anos atrás, tive o segundo surto, e tentei suicídio duas vezes. Fui internada em um Sanatório, e após passar por quatro psiquiatras, obtive o laudo definitivo: Esquizofrenia Paranóide.
O inicio foi difícil, e é até hoje. Precisei parar de trabalhar. Eu era Técnica de Qualidade em uma Multinacional, havia acabado de ser promovida e não aceitava estar na condição de auxilia-doença, não suportava precisar deixar meu trabalho que eu tanto gostava.
Meu marido foi em vários lugares, pois diziam ser espiritual, vários representantes de diferentes igrejas estiveram na minha casa, mas nada até agora me curou.
Mudei varias vezes de antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos, cada com  efeito colateral pior que o outro. Engordei 15 quilos.
Tinha medo de precisar voltar ao Sanatório, medo de surtar novamente, medo de perder meu marido, mas ele até hoje nunca me abandonou.
Tenho sintomas como delírios, alucinações visuais, auditivas (vozes), olfativas (cheiro de coisa estragada, de coisa podre), confusão mental, embotamento afetivo, apatia... As vozes dizem sempre o pior: suicídio. Humilham-me. Comparam-me com o que eu era e o que eu sou hoje, etc.

O momento mais difícil foi no Instituto “B” (um sanatório) através do SUS. É muito difícil ficar lá. São várias patologias misturadas: bipolares, alcoólatras, boderlines, dependentes químicos, esquizofrênicos... Todos misturados, e cada um com uma necessidade.
Sofri muito com dois dependentes químicos... Existe uma lei "velada" que passa despercebido pelo setor administrativo, e se você falasse era pior, pois você sofria  represália dos internos (desses dois).
Sou muito sensível, e sofri muito nas mãos dos "chefes", que são os internos mais antigos e mandam no pedaço.
Quando meu marido me enviava dinheiro para gastar na cantina, eu era obrigada a gastar em cigarros para eles. Cheguei a apanhar de um deles. Levei um tapa no rosto que me dói ainda hoje.
Tudo que eu recebia de alimento tinha que ser dividido com todos.
Eu não falava nada para o meu marido, pois tinha medo. Até que um dia ele percebeu, e com muito esforço financeiro me colocou na área particular. Lá eu tive atenção, as patologias eram separadas, tínhamos terapia ocupacional... Mas não conseguiam acertar a dose do antipsicóticos, então tentei suicídio lá dentro, na piscina.
Fui para a área de isolamento e fui submetida a várias sessões de eletroconvulsioterapia, aí eu melhorei, fiquei mais calma.

Tenho algumas técnicas que utilizo para controlar os sintomas: para as vozes, eu ouço musica alto e aprendi que elas são frutos da minha mente.
As alucinações visuais são mais difíceis, porque se estou vendo um homem de terno cinza, estou vendo e pronto! Aprendi a tocar levemente as pessoas para ver se elas são reais ou imaginárias.
Se estiver vendo cachorros de tamanho da porta do meu quarto, penso: “não existem cachorros desse tamanho!”.
A alucinação é terrível, pois descontrola a gente; dá medo...
Para as alucinações olfativas eu ainda não descobri um jeito para melhorar, infelizmente.

Estou sempre em baixa, só fico em alta quando estou fora de casa, vendo coisas diferentes, pessoas reais. Em casa fico sozinha o dia inteiro.
Tenho um filho, mas ele faz Agronomia em Botucatu, namora e mora em uma república. Sempre que pode vem me ver.
Meu marido trabalha em Jundiaí, e só chega em casa à noite. Antes ficava com minha mãe, mas ela faleceu faz oito meses.

Defino minha vida como triste. Dependente de remédios, com confusão mental, com apatia. Falta-me raciocínio... Vivo com efeito colateral dos medicamentos.
Só estou bem quando estou na equoterapia, ou quando chega à noite e meu marido chega do trabalho, Conversamos, jantamos juntos, mas logo tenho sono por causa do ansiolíticos, então vou dormir e ter pesadelos. As horas de sono oscilam: tem dia que durmo muito, tem dia que tenho insônia.

É mais ou menos assim, um dia de cada vez... Mesmo sabendo que existem patologias piores, sou muito triste.


Depoimento cedido por Dina Doiche, casada, residente em Jaguariúna - interior de São Paulo.

44 comentários:

Zípora Prado disse...

Muito triste seu relato. Sua vida não difere muita coisa da minha. Tenho transtorno Bipolar. Seu depoimento mexeu com meu coração. Vamos ter esperança. Um beijo p vc Dina e p dona desse blog.

jan disse...

Olá Dina!! estou sofrendo muito pois minha mãe estava falando coisas absurda então levamos em um psiquiatra a tres dias atraz! ele passou um monte de remedio, e encaminhou pra um tratamento... oq li aki no blog consegui imaginar oq ela esta sentido...mas não sei como lidar com ela pois falamos q ela tinha passado em um clinico...suspiro bjs e melhoras pra vc

Anônimo disse...

Fiquei mexida com sua hitória, meu marido tem esquizofrenia,desde que o conheço o trato normalmente, pra falar a verdade esqueço ue ele tem essa doença, já sofei muito com ele principalmente no começo com suas traições, somente após uma cirurgia do coração ele passou a gostar de mim, pois fui a única que ficou do lado dele, ás vezes tento brigar com ele mais fica difícil pois percebo que faz asa coisas sem noção,já pensei em abandoná-lo, mas eu nunca faria isso pois eu o amo muito, temos um filho lindo, o problema é que ele não consegue trabalhar fixo e eu tenho medo de trabalhar e deixar meu filho de seis meses com ele, a primeira vez que ele ficou com meu filho, quando eu cheguei o emnino esta vomitando sem parar, tive que correr com ele para o hospital, e não entendia o que havia ocorrido, e depois descobri que o meu marido e a minha cunhada brigaram na presença dele discutiram então assustaram o menino que ficou muito abatido, cortou meu coração ver meu filho naquele estado, por essa razão hoje eu tenho muito medo de deixar meu marido sozinho com ele.Eu comecei a entender um pouco sobre as esquezofrenia por assistir o filme uma menausa disso sempre perdou meu marido em seus erros ou deslizes. Tenho medo que o que eu pense ser amor é simples mente o cuidado como uma mãe que sempre cuida de seu filho. O importante é saber que isso não ´[e um lepra como alguns ignorantes tratam e sim um modo diferente de viver a vida e de ver e viver a fantasia longe do real, mas que um pouco de amor e com os remédios é possível controlar a doença.As pessoas diziam quando eu namoravameu marido para deixá-lo pois ele era louco e eu sempre o defendi e disse que ele não tinha nada, um dia levei ele numa festa de família e peguei uma prima contando para uma convidada que ele era igual o tarso da novela e depois no outro dia fiquei sabendo que um primo meu estava ajuntando uma galaera para zoar ele, fiquei muito triste hj se vamos alguma festa de família eu não o deixo sozinho pois sempre estou pronta pra defendê-lo. E agora estou apreensiva em relação ao nosso filho, tenho muito medo de deixar ele cuidar sozinho do menino, mas eu vou me informar com seu psiquiatra se posso deixar as coisas seguirem seru percurso normal já que ele é o pai. Mas eu desejo toda felicidade do mundo e tenha fé sempre no pai tudo na vida é um aprendizado, alguma coisa a vida está ensinando com isso que você vive hoje , seja pra você ou pra alguém eu creio nisso. BJS

Anônimo disse...

retificando meu teclado esta com problmeas. O FILME UMA MENTE BRILHANTE QUE MOSTRAUM ESQUIZOFRENICO

Anônimo disse...

oi meu nome e vir seu depoimento e percebi que vc e digna de todoa minha adimiracao vc tem tudo que pessoas aparentimente sadia nao tem que e o amor verdadeirodo seu marido e filho DEUS te deu a o portunidade de viver entoa aproveite faca doas suas alucinacoes motivoos de felicidades.

Anônimo disse...

oi, sei o quanto vc sofre tenho esquizoafetivo levei anos para descobrir passando de médico em médico remédios e mais remédios, me cazei muito nova tenho marido e três filhas adolessente tem alguma coisa dentro de mim q diz q meu marido ñ me ama mais e´só está comigo por piedade engordei demais p conta dos medicamentos sou antipatica ñ gosto de ninguem ninguem gosta de mim as veses tento sair por insistencia do meu marido más tenho vontade de voltar na mesma hora é como se o meu corpo tivesse na festa más a minha alma tivesse em casa na cama chorando, o psiquiatra q me aconpanha me ouve e me entende ele diz q e raro esse meu problema más os uotros médicos ñ,tenho q fazer perice pois trabalhava e estou no auxilio doença o q mais me doi é quando ele me olha e pergunta quando e q eu quero ficar boa é a maior humilhação q já passei vejo vultos, ouço vozes,q me humilham.tentei suicidio 4 vezes apezar de ter familia me sinto muito só é terrivél olhar nus olhos das pessoas e ver q elas são obrigadas a te aturar sei q um dia eles vão se cansar e eu vou ficar sozinha sei tanbém q ñ vou suportar. já rezei muito pedir a deus p ficar boa isso ñ aconteceu, depois pedi p me conformar e aceitar essa doença isso tbém ñ aconteceu, então pedi a ele p me levar más isso tbém ñ aconteceu todos os dias antes de dormir eu pesso a deus p me levar más quando amanhece estou viva ñ tenho mais fé em nada nen en ninguém sofro muito o pior é q sou consiente o médico disse q essa é a diferença ente os equizofrenicos e os esquizoafetivos ñ surto vejo a realidade como ela realmente é ñ consigo ser boa mãe, nen boa filha,nen boa esposa em fim ñ sou boa em nada sofro de mais e como se nesse mundo ñ tivesse lugar p mim.

Anônimo disse...

oi, sei o quanto vc sofre tenho esquizoafetivo levei anos para descobrir passando de médico em médico remédios e mais remédios, me cazei muito nova tenho marido e três filhas adolessente tem alguma coisa dentro de mim q diz q meu marido ñ me ama mais e´só está comigo por piedade engordei demais p conta dos medicamentos sou antipatica ñ gosto de ninguem ninguem gosta de mim as veses tento sair por insistencia do meu marido más tenho vontade de voltar na mesma hora é como se o meu corpo tivesse na festa más a minha alma tivesse em casa na cama chorando, o psiquiatra q me aconpanha me ouve e me entende ele diz q e raro esse meu problema más os uotros médicos ñ,tenho q fazer perice pois trabalhava e estou no auxilio doença o q mais me doi é quando ele me olha e pergunta quando e q eu quero ficar boa é a maior humilhação q já passei vejo vultos, ouço vozes,q me humilham.tentei suicidio 4 vezes apezar de ter familia me sinto muito só é terrivél olhar nus olhos das pessoas e ver q elas são obrigadas a te aturar sei q um dia eles vão se cansar e eu vou ficar sozinha sei tanbém q ñ vou suportar. já rezei muito pedir a deus p ficar boa isso ñ aconteceu, depois pedi p me conformar e aceitar essa doença isso tbém ñ aconteceu, então pedi a ele p me levar más isso tbém ñ aconteceu todos os dias antes de dormir eu pesso a deus p me levar más quando amanhece estou viva ñ tenho mais fé em nada nen en ninguém sofro muito o pior é q sou consiente o médico disse q essa é a diferença ente os equizofrenicos e os esquizoafetivos ñ surto vejo a realidade como ela realmente é ñ consigo ser boa mãe, nen boa filha,nen boa esposa em fim ñ sou boa em nada sofro de mais e como se nesse mundo ñ tivesse lugar p mim.

Anônimo disse...

Para quê tristeza? Só te faz perder tempo... Você tem que reconhecer que você é assim, esse é o seu normal, e toca o barco para frente, meu problema é bem diferente, não é na mente, superei quando reconheci que sou assim, e desse jeito que sou me adaptei e faço tudo como se fosse normal.. não adianta ficar fantasiando que poderia ser assim ou assado, que seria melhor se não tivesse o problema, não perca seu tempo, faça tudo como se fosse normal com muita alegria... você já tem indícios de superação, usando formas de reconhecer uma ilusão, agora falta superar de que esse é o seu normal e viver a vida..

Anônimo disse...

Mulher forte e admirável. Exemplo de vida, exemplo de sensibilidade, exemplo de força, dignidade...
Enfim, exemplo de tudo!

genaro disse...

Desejo que todas as orações realizadas todos os dias mundo afora sejam convertidas em favor dos que sofrem devido a eaquizofrenia, Por isso agora eu peço e suplico humildemente ao Senhor DEUS, nosso Pai que em nome do vosso FILHO JESUS CRISTO nosso intercessor, venha nos conceder esta graça. Amém.

Anônimo disse...

A PAZ do SENHOR vos acompanhe, a todos que sofrem com a esquizofrenia. Em nome de JESUS peço humildemente a DEUS nosso Pai, a sua intervenção em favor de vocês. Reebam todos a LUZ do ESPÍRITO SANTO DE DEUS. AMÉM

Anônimo disse...

TENHO ESQUIZOFRENIA A 25 ANOS E HOJE ESTOU ACHANDO MELHOR TER ESQUIZOFRENIA DO QUE NÃO TER.

SALOMÃO CARVALHO disse...

TENHO ESQUIZOFRENIA A 25 ANOS E HOJE ACHO MELHOR TER DO QUE NÃO TER..............CONFORTABLY NUMB.

Anônimo disse...

eu sofro com isso também. tenho algo como ''transtornos delirantes'' é um quadro da esquizofrenia. mas parece que não é bem isso. eu consumi muitas drogas na adolescência comecei muito novo e sempre soube que era diferente. foi quando fui internado pelos meus pais. e quando sai fui fumar um baseado e ai tudo começou..e nunca mais foi a mesma coisa.. eu estou com 21 e tenho mania de perseguição escuto vozes.. paranoia de ser preso não sei de onde vem isso..eu passei os meus 16 anos fechado num quarto na casa da minha tia..ouvindo vozes que diziam ''te mata'' ''desaparece'' eu acreditava ser espiritos e que tudo fazia parte de uma conspiração..eu não posso dizer que sou feliz..porque não é assim.. tem uma cicatriz que eu nunca mais vou conseguir tirar..eu não entendo quando alguem sofre por coisas sem razão..tira a vida de uma pessoa por um bem material..tendo tudo ao seu redor. estava tomando só ''saprhis'' mas usei leponex,depakote,zyprexa,carbolitium..engordei muito vivia dormindo e triste..eu perdi muito do meu tempo.. pessoas com tendencias que nem essas não podem usar nenhum tipo de droga..alerto! nem alcool..porque só piora tudo..estou a 2 dias sem tomar nenhuma medicação e estou me sentido bem até..parece que meu caso ainda tem solução..eu consigo me concentrar..ler..curso faculdade..eu so relatei uma parte de tudo que aconteceu..os meus pais sofreram muito..e eu sofro mais ainda por isso...resumindo é uma sorte muito grande eu estar vivo..e se eu continuasse fumando mesmo que fosse só a maconha...eu estaria num manicômio até hoje..ou morto. bom.. desejo toda sorte para pessoas como nós...não use drogas ou pode acabar como eu. fim.

Anônimo disse...

.convivo com esse problema meu namorado tem esquizofrenia. ele termina quase que semalmente comigo depois volta atras... muitas vezes ja me ofendeu de varias coisas< no começo eu sofria muito mas quando nao esta em crise e a pessoa mas doce do mundo, por esse motivo coloquei tudo em uma balança e descobri que as horas boas superam as ruins . .te amo muito alex!!!!!!!

Anônimo disse...

OI ME CHAMO FRANCIELE E TENHO ESQUIZOFRENIA SÓ ME DEU UM SURTO ATE HOJE TIVE EM 2011 HOJE EM DIA TOMO REMEDIOS QUANDO ME DEU O SURTO EU OUVIA VOZES DIZENDO PRA MIM FUGIR DE CASA QUE EU TINHA QUE FAZER UMA VIAGEM PRO INFERNO E QUE EU ERA UM ANJO FOI HORRÍVEL MAS PRO ENQUANTO ESTOU TOMANDO REMEDIOS E ESTOU NORMAL.

Anônimo disse...

É realmente uma doença terrível.Meu marido surtou quando estávamos com quatro meses de casados.Sofri muito, por ele e por mim.Pensei que não iria suportar aquela situação. Mas graças a Deus estamos superando todo o sofrimento. Isso já faz um ano e sete meses. Meu marido tenta levar um cotidiano normal. Toma medicação diariamente, trabalha,pratica atividade física.Faço de tudo para que ele seja feliz,dou muito carinho e amor, embora saiba que ele sofre por conta dessa enfermidade. O mais importante é a família dar amor,carinho, atenção e não fazer cobranças,nem pressões. E acima de tudo buscar ajuda em Deus, pois só Ele pode confortar nossos corações em meio a tantas dores. Que Deus abençoe a todos!

Anônimo disse...

Você é importante para seus familiares e eles te amam muito... já que você é consciente, tente entender que você só não entende isso por causa da doença- sei que não é fácil- mas vale a pena tentar! Faça como a nossa amiga aí em cima falou: quando o pensamento vier, combata-o com outro do tipo: sou importante, minha família me ama e por mais que nao pareça neste momento, esta é a verdade! Que Deus te abençôe abundantemente e te conforte! Te traga a cura para sempre! Bjos

Anônimo disse...

Que você continue assim. Tenha sempre em mente que é somente um sintoma, assim como temos febre, quando estamos resfriados...Vale dizer que para Deus não existem impossíveis e que Jesus morreu na cruz para levar todas as nossas doenças. Creia em Jesus. E viva em paz!

Bruno R disse...

Moça me deparei com seu depoimento e fiquei muito triste, mas digo - lhe tu cre se quiser ta bom? Amiga ja vi várias pessoas se dizendo ter essa enfermidade quando na verdade não passava de obras de macumbaria, faça o seguinte procure ir em uma Igreja Pentecostal Deus é Amor, para aumentar sua fé ouça a rádio no site www.ipda.com.br, tenho ctz absoluta q a sua mente é sã, e isso foi obra de macumbaria que fizeram pra vc, estarei aqui orando por vcê mas msm que vce não acredite seu caso tenm solução sim.... À paz do senhor Jesus irmã e tenho ctz que em breve vce estará aqui contando sua vitória. Amém Jesus.

Unknown disse...

DEPOIMENTO DE UM ESQUIZOFRENICO
POSSO DIZER QUE TAMBEM LEVO UMA VIDA DIFÍCIL RELACIONADA Á ESQUIZOFRENIA. AS COISAS SÃO REALIZADAS Á MAIORIA DAS VEZES SEM NOÇÃO. NO INICIO COMECEI NA TER CRISES DO TIPO EPILEPSIA. CONSIDERADA CRISES PARCIAIS. ESSAS CRISES DERAM INICIO EM 2001 DE MAIS PARA MENOS. COMECEI A FAZER TRATAMENTO COM NEUROLOGISTA NO IAMSP SÃO PAULO. FIZ TODOS OS EXAMES E ATÉ HOJE NADA, SEM UM DIAGNOSTICO CORRETO. MAS MESMO ASSIM TOMO REMÉDIOS COMO ACIDO VALPROICO FENITOINA E CORRELATAS. PASSADO ALGUM TEMPO COMESCEI A TER PESADELOS, MAS DE FORMA TÃO REAIS QUE NÃO SEI EXPLICAR. LEVANTO DORMINDO E NA MINHA CASA APARECE PESSOAS ME PEDINDO PARA QUE EU AS TRAVESSE. ESSAS PESSOAS NÃO FALAM, MAS CONSIGO SABER O QUE QUEREM. VISUALMETE TÃO REAL. VOCE PODE TOCA-LAS. EM OUTRAS SITUAÇOES, TENTO FUGIR CONSEGUE LEVITAR, MAS SOMENTE EM DETERMINADA ALTURA. LOGO MAIS PERCO AS FORÇAS E NÃO CONSIGO MAIS LEVITAR . OUTRO DIA LEVANTEI A NOITE E MINHA CASA ESTAVA CHEIA DE PESSOAS. PARECIA ATÉ UMA FESTA, MAS SEI QUE NÃO TINHA NINGUEM NÃO ERA REAL. A COISA MAIS TORTURANTE QUANDO VOCE ACORDA ENTRE ELAS E ELAS PASSAM A NÃO EXISTIR MAIS. O SUSTO É TERRÍVEL. NO INICIO EU SÓ ESCUTAVA AS VOZES NA JANELA DE MEU QUARTO. PROCUREI MEU PSIQUIATRA NO IAMSP DR. LUCAS BERRONE (CUJO O MESMO É UM EXCELENTE MÉDIC) E INFORMEI A SITUAÇÃO INICIAL. E, ELE ME RECEITOU QUETIAPINA. ESTE MEDICAMENTO ME AJUDOU. ISSO ANTES DE EU TER AS VISÕES REAIS. TENHO MEDO DE PRECISAR SER INTERNADO EM SANATÓRIOS. JÁ TIVE POR VEZES VONTADE DE SUICIDIO. MAS A MINHA MÃE( FALECIDA) SEMPRE APARECE. E OUTRAS VOZES DISPUTAM PARA QUE O FATO SEJA CONSUMADO. NECESSITO VOLTAR AO PSIQUIATRA PARA QUE ELE POSSA ME AJUDAR. E POR ENCRIVEL QUE PARECE O ESTADO NEGOU MINHA LICENÇA SAUDE CONTRARIANDO A INDICAÇÃO DE MEU PSIQUIATRA. MINHA MENTE É CONTINUA NÃO SEI O DIA DE AMANHÃ, TENHO MEDO DE TER UM SURTO DENTRO DA ESCOLA. MAS SEI QUE ATRAVES DAS BENÇÕES DE DEUS, MEU PSIQUIATRA IRÁ ME AJUDAR A SOLUCIONAR MEU CASO. DR. LUCAS JÁ ME PRESENCIOU TENDO CRISES NO IAMSP. MAS CRISES NEUROLÓGICAS.
TIVE A ULTIMA CONSULTA NO DIA 03/12/2013, DEPOIS NÃO CONSEGUI REAGENDAR MAIS.
ALEX DE ASSUNÇÃO PRONTUARIO IAMSP N° 462180 00
IMAIL: YANSALLEO@GMAIL.COM
JUQUITIBA SP

Anônimo disse...

Olá, me identifiquei com sua história, e resolvi contar o que aconteceu comigo no final de 2013, quando tive um surto psicótico, devido um agravamento em uma infecção pielonefrite, onde ocorreu das bactérias deslocarem do meus rins; atingirem a corrente sanguínea e alojarem no meu cérebro, ocasionando altíssimas febres cerebrais.Durante este período fiz coisas inacreditáveis, que quem estava perto até assustavam;consegui trancar a porta com um termômetro, jogava copo de vidro na parede e ele continuava intacto, criei uma força fora do comum, que juntaram três pessoas para me segurar e não conseguiam sequer me erguer do chão.Tive visões inexplicáveis, tudo que via através de vidros e espelhos me amedrontava, via cemitérios, nuvens negras, rostos desfigurados, corpos ensanguentados ,no meu quarto notei presença de três pessoas, uma estava acompanhada por um cachorro feroz, vermelho de olhos azuis, a outra tinha uma voz suave e sempre que se aproximava, trazia um frescor e uma sensação de paz, e a terceira conversava comigo, eu sentia a cama mexendo quando sentava próximo, e tudo que me dizia eu sentia, teve uma hora que falou sobre rosas, e na hora senti o perfume, fazia eu ver o passado e partes do futuro, tive a sensação que estava morrendo, e na hora me vi dentro de um caixão cheio de terra, e senti o gosto da terra na minha boca.De tarde quando meus familiares viram que eu não estava melhorando, me levaram pro hospital e lá não foi diferente, todos os pacientes começaram a ficar alterados nervosos, foi uma sensação horrível.Eu não deixava ninguém encostar em mim, tiveram de me amarrar na maca, para aplicar tranquilizantes, me deram uma alta dose, e não fez efeito meu coração começou a disparar, e as pupilas estavam dilatadas, correram comigo para fazer tomografia.Graças a Deus não deu nada no meu cérebro, e fiz o tratamento todo, e consegui me curar, mas hoje aprendi a ter mais fé em Deus,sou católica ativa, vou ao grupo de oração e procuro ajudar pessoas que estão passando por alguma provação, pois se estou viva hoje é graças a Deus porque em nenhum momento que estava surtando, ele me abandonou, e quero falar para as pessoas que passam ou já passaram por isso para se aproximarem de Deus e alimentarem sua fé, pois ele é o melhor remédio!

Anônimo disse...

Olá boa noite, vim da uma olhadinha e entender um pouquinho sobre esquesofrenia...o que eu posso falar pra vcs tentam ser fortes apesar de serem com todos esses relatos, o que eu quero dizer tentam fazer alguma coisa para se distrair um curso se artesanato, dança algo que gostem. No caso dos cheiros ruins que sentem tentem pegar uma flor e cheira-la um perfume...Nao sei se estou falando bobagem mais so quero ajuda-la...Dancem, cantem vcs vao se sentir melho.

Anônimo disse...

Não deixe seu filho sozinho. . Por me deixarem sozinha c meu pai esquizofrenico grau alto hoje, eu tinha 4 anos, sou borderline pq fui abusada por ele. Mas eu o perdoo pq sei q é doença

Anônimo disse...

Que bosta.a Igreja não cura nada.

Anônimo disse...

Ola amigos,descobri resentemente que tenho esquizofrenia, é orivel vejo pessoas ouço coisas desagradáveis e tenho muito medo, sou casada e tenho 2 filhos meu marido é o unico que esta ao meu lado e cuida de mim meus filhos são pequenos e meus familiares acham que é frescura e que estou endemonhada, fiquei enternada uma semana e eu ainda estou tentando colocar meus pensamentos em ordem mas tenho fé em deus que vou ficar boa novamente.

Anônimo disse...

Meu Deus:(
Eu também fui abusada por um primo, só que ele era normal. Sei a dor de um abuso e até hoje tenho problemas psicológicos sérios por isso:(

Anônimo disse...

Oi, tenho um irmão com esquizofrenia e sei como é. A esposa separou dele e disse q não o ama mais. Eles tem um filhinho de quase 2anos e isso deixa minha mãe e eu com o coração partido.
Além do meu irmão ter essa doença, eu tenho problemas psicológicos graves que parecem um pouco com a esquizofrenia. Sofro muito! Sinto coisas horríveis, sinto como se minha língua fosse um corpo estranho, começo a ficar mais nervosa e a língua fica contraída, seca, as vezes fica dolorida, perco a noção de como a língua fica na minha própria boca. Acho louco tudo isso, é ao mesmo tempo é incontrolável. As vezes pareço q vou enlouquecer de tanta agonia.
Pelo que você relatou vc é muito pessimista, e q vc é sim Boa mãe, e dificilmente hoje em dia uma pessoa consegue mantém um relacionamento por pena. Ele te ama e você tem que se esforçar para sair sim.pois saindo é uma barreira q vc está quebrando para sua melhora a cada dia. Fique com Deus!!

Não é só vc que sofre com isso!bjao

Anônimo disse...

aos 17-18 anos, pensamentos (de acusação...) imensamente intrusos e frequentes surgiam em minha mente, fugindo ao meu controle. não conseguia mais me concentrar, passei a tirar muitas notas baixíssimas. Mas graças a Deus conclui o segundo grau.

cheguei a um estresse tão grande que passei a dizer muitas palavras carregadas de raiva. Fiquei extremamente revoltada e angustiada ,me isolei dos colegas e até da minha família em geral. Meus pais me levaram para o psiquiatra, psicólogos e cheguei até tomar por 6 meses remédios ,mas nada adiantou e eu mesma decidi parar de tomá-los. fui diagnosticada com toc e depressão

cheguei a um ponto tão crítico, que já estava vendo terríveis monstros em meu quarto, nas ruas e por trás das paredes; via vultos, serpentes e outros animais em tamanho gigantescos. também via corpos carbonizados ... eu via várias pessoas com armas ...para me matar.

eu relutava para impedir que tudo isso não viesse a minha mente, mas não adiantava e sim piorava ,Fiquei em um estado tão angustiante que tinha dias que não reconhecia minha própria família ;desaprendi a escrever ,minha memória quase por completo se apagou e eu não mais me conhecia , me sentia perdida em um abismo ;passava dias sem emitir som algum e era a maior dificuldade para comer e para tomar banho, esta fase foi o final das opressões...

Apesar dos detalhes ,ainda existe muito mais para se contar, porém agora quero declarar a obra tremenda que Cristo fez por mim.

No decorrer desta fase tenebrosa ( 17 e 18 anos ) visitamos muitas igrejas ,foi aí que num desses cultos aos 18 anos em junho de 1992, neste estado deplorável eu decidi aceitar a Jesus como meu único salvador;
maravilhoso dia foi aquele tanto para minha conversão principalmente , quanto para o início da minha cura e libertação. Jesus fez proezas e até hoje continua a fazer por mim; naquele mesmo dia já comecei a me sentir mais leve .

em poucos dias ,após a conversão, Deus enviou vários servos amados em meu lar e juntamente com meus pais e família e também principalmente pela minha fé e amor por Jesus, eu fui liberta das imagens terríveis que via ,voltei a escrever...minha memória retornou ao normal, não retornei a tomar remédios e Jesus tem cuidado das cicatrizes que ficaram em minha alma, para honra e glória de Deus.

Aos 20 anos fui para são Paulo .Aos 21 anos Deus me deu o dom da confeitaria e usou a minha mãe para me ensinar este ofício, foi um presente que Deus me deu . Aos 23 anos retornei a são Paulo e evangelizei mais

falei sobre cristo e testemunhei nesses lugares como também em minha terra de origem; tudo para a glória do nosso senhor Jesus cristo, que merece muito mais .Aos 30 anos, Deus me concedeu uma grande benção que foi a compra do meu apartamento outras bênçãos que tenho a dizer é com relação a conversão do meu pai ;minha mãe,e todos nós oramos por 15 anos para isso acontecer.


portanto algumas dificuldades que enfrentamos e outras que poderão a vir sei que Deus está comigo, o tempo está em suas mãos e sei que a nossa tribulação produz eterno peso de glória(2 corintios 4:17).

saibamos que mesmo em meio a grandes bençãos a vida terrena não é perfeita, passamos por lutas ;porém um dia Jesus voltará e nos dará o novo céu e uma nova terra . Quero dizer a todos que Jesus faz diferença na vida daquele que crer que Jesus cristo é o próprio Deus e todo poder está em suas mãos.

Agora neste momento aceite a Jesus como seu único salvador, se arrependa dos seus pecados ,pois cristo morreu numa cruz sofrendo dores incalculáveis para nos salvar do inferno e da maldição do pecado;

agora só depende de você crer em Jesus e pedir perdão e viver uma vida santificada , adorando a Jesus por toda eternidade..

meu e-mail casiabromelia@hotmail.com

Anônimo disse...

Será que Dina Doiche poderia dar um depoimento para um publico ao vivo? gostaríamos muito, para podermos entender melhor a vida de uma pessoa com esquizofrenia, sou estudante de psicologia.

Unknown disse...

Olá pessoas, tive um surto psicótico faz um ano. Via coisas, ouvia vozes, conversava com mortos. Um dia fui pra aula e não controlava meu corpo, parecia que tinha alguém tomando essa decisão por mim. Era horrível. Sentia muito medo, (do escuro, principalmente). Eu via espíritos e achava aquilo perfeitamente normal. Cheguei a fugir de casa, e ainda bem que me acharam. Esse período de surtos durou 3 dias, e a minha família me internou em um Instituto de Psiquiatria. Então foram os piores 15 dias da minha vida.As condições físicas de lá eram horríveis. Os medicamentos eram muito fortes, eu não conseguia nem pensar direito. Aí saí de lá depois de 15 dias. Continuava o tratamento e as alucinações e visões continuaram também, apesar de que em menor constância. Então, passados 8 meses desse surto, fui diagnosticado como esquizofrênico por um psiquiatra que todos falavam ser muito bom na minha cidade. Resolvi trocar de médico. E em todos os médicos que eu fui posteriormente todos me disseram que não era esquizofrenia o meu quadro. Agora tomo só o carbonato de lítio, pra regular o humor e vivo a vida melhor do que antes do surto. Aconselho a todos que passarem por uma situação parecida, procurem mais de um médico psiquiatra, e imediatamente. Não procurem ajuda em religião porque não funciona, é tudo balela. É bonitinho você ir em uma igreja e dizer que Deus está te ajudando, e infelizmente ele não ajuda. Abraços!

Anônimo disse...

Oi pessoal
Meu marido é diagnosticado com esquizofrenia. Sou casada há 8 anos e temos duas filhas lindas. Minha vida com ele é uma montanha russa de emoções. Em alguns dias ele é a pessoa mais apaixonada do mundo. Em outros, me odeia e me diz as piores coisas que uma pessoa pode ouvir. No início do casamento passei por coisas muito ruins. Eu o amo muito e não vou abandona-lo,porém vivo em um inferno diário. Ele possui todos os sintomas descritos acima.
Hj mesmo ele está em crise e acredita que eu quero leva lo ao inferno. Por favor, me ajudem. Como devo proceder? Não sei mais o que fazer.

Adriana Coelho disse...

Boa noite pessoal; estou passado por um processo muito forte , namorei 5 anos um rapaz super inteligente, carinho , atencioso , só tinha um defeito é promíscuo ; ele é filho único, mimado , sempre teve tudo , porém eu achava que era por isso que era acomodado. Sou do Rio e ele de SP. Minha sogra me alertou no começo do relacionamento que quando ele tinha 16 anos , através do comportamento dele , achou melhor leva-lo a um psiquiatra, era um menino pacato , só queria viver trancado no quarto , fazia uso da maconha, porém nunca fumou na minha frente, ano passado nos casamos , depois de 6 meses que eu presenciei o primeiro surto dele, pois tinha achado uma caixa de DVDs CDs de pornografia , Pablo Escobar, comédias, filmes de terror, uma lataria velha, achei que nao teria importância , toquei fogo , meu Deus se eu podesse voltar no tempo... então esse rapaz quando chegou em casa é viu que nao tinha um cd enferrujado pra contar história , disse que eu era uma demonia, ficou transformado , tive muito medo pois não conhecia o lado violento dele. Chorei muito e ele tbm, disse que eu era assassina e iria cortar o braço dele. Sorte que minha sogra chegou na hora. No outro dia arrumei minhas bagagens e vim embora com lágrimas nos olhos pedi perdão , as duas primeiras semanas foi horrível.Minha sogra falar que ele coloca a culpa em cima dela. Sabe gente amo meu esposo com todas as forças e estou disposta a ajuda-lo ja vai pra cinco meses que estou na minha cidade me comunico com minha sogra. Só falaei com ele uma vez , me parecia calmo, a palavra divórcio não existe no dicionário dele graças a Deus , porque eu pretendo voltar. Difícil é ele querer ajuda psiquiátrica.Não sei o que faço. Estou esperando passar mais uns meses para ir ao encontro dele, pois mesmo sabendo desse distúrbio eu nao sei viver sem ele.

Adriana Coelho disse...

Boa noite pessoal; estou passado por um processo muito forte , namorei 5 anos um rapaz super inteligente, carinho , atencioso , só tinha um defeito é promíscuo ; ele é filho único, mimado , sempre teve tudo , porém eu achava que era por isso que era acomodado. Sou do Rio e ele de SP. Minha sogra me alertou no começo do relacionamento que quando ele tinha 16 anos , através do comportamento dele , achou melhor leva-lo a um psiquiatra, era um menino pacato , só queria viver trancado no quarto , fazia uso da maconha, porém nunca fumou na minha frente, ano passado nos casamos , depois de 6 meses que eu presenciei o primeiro surto dele, pois tinha achado uma caixa de DVDs CDs de pornografia , Pablo Escobar, comédias, filmes de terror, uma lataria velha, achei que nao teria importância , toquei fogo , meu Deus se eu podesse voltar no tempo... então esse rapaz quando chegou em casa é viu que nao tinha um cd enferrujado pra contar história , disse que eu era uma demonia, ficou transformado , tive muito medo pois não conhecia o lado violento dele. Chorei muito e ele tbm, disse que eu era assassina e iria cortar o braço dele. Sorte que minha sogra chegou na hora. No outro dia arrumei minhas bagagens e vim embora com lágrimas nos olhos pedi perdão , as duas primeiras semanas foi horrível.Minha sogra falar que ele coloca a culpa em cima dela. Sabe gente amo meu esposo com todas as forças e estou disposta a ajuda-lo ja vai pra cinco meses que estou na minha cidade me comunico com minha sogra. Só falaei com ele uma vez , me parecia calmo, a palavra divórcio não existe no dicionário dele graças a Deus , porque eu pretendo voltar. Difícil é ele querer ajuda psiquiátrica.Não sei o que faço. Estou esperando passar mais uns meses para ir ao encontro dele, pois mesmo sabendo desse distúrbio eu nao sei viver sem ele. Mesmo sabendo e acrecotando que ele sofre de esquizofrenia

Anônimo disse...

Trabalho voluntário ajuda muito! P.S: experiência própria.

Paulo Azevedo disse...

Boa Noite eu sou esquizofrenico paranoide também eu devo ter um Deus muito forte mesmo em minha vida tive 1 sintomas na adolecencia com 16 anos era um aluno bom caiu meu rendimento fiquei um ano sem ir ao colegio depois voltei engordei tive força me recuperei , mais nem sabia o que eu tinha na verdade disseram a eu que era depressao eu acreditei fui atraz de emprego consegui mais remedio fazia eu perde força abandonei remedio tdo recuperei meu corpo depois de uns 3 anos deu crise de novo trabalhava em uma multinacional tambem uma das maiores do pais e do mundo ja nao vou citar nome ai nao sabia o que tinha me levavam a psiquiatra sempre achava que tinha feito muito mal as pessoas quando me dava surto nunca desistia voltava ao normal me enchiam de rémedio eu tomava recuperava e largava tudo meu celebro parecia maquina usava tudo ao meu favor começei estudar tudo sobre computadores sozinho .e a cada surto amigos se afastavam de mim , eu depois de um tempo arrumei outro emprego estava em outro estado trabalhando e logo quando voltei a sao paulo deu o surto mais forte da minha vida nao lembrava mais de nada quando acordei estava internado nem sabia onde achei que tinha morrido acordei um monte de gente estranha nao falava coisa ccom coisa minha mente confusa eu amarrado sofri muito tambem ai era pelo sus tambem mais meus pais pagavam remedio o psiquiatra que cuidava de mim alem de ser do sus tinha clinica particular eu nao sei o que meu pais fez por que eu fiquei maluco de tudo mesmo minha mente sei que esse doutor disse que me consertava para meus pais se eles comprasse o remedio ai meus pais compraram e levava la no sistema publico
começaram me dar fiquei 5 meses me bateram também la eu me recuperei de verdade , ninguem percebe que eu tenho esquizofrenia eu ate casei uma vez depois que sai de la uma esposa linda mesmo normal tenho carro dirijo , hoje me separei minha esposa e ja vou casar com outra tenho uma vida normal cuido muito bem da minha mente trato com melhores medico mesmo hoje tenho 32 anos crio sites na internet façço vendas e sou aposentado minha ex esposa empresaria atual bancaria eu sempre otimista mais tem dia que eu me sinto fraco nunca ouço voz nao vejo ninguem hoje ja aconteceu no passado tomo remedios certinhos . confio spo em DEUS em nada mais na vida so em DEUS . ATE pessoas da familia achou que eu nao me levantava mais por que em surto eu dizia que Jesus apareceu para eu e ele disse que em mim ele ia fazer varias pessoas acreditar nele da minha familia todos viu eu entre a vida e a morte ate o propio medico disse que eu ia morrer para toda familia se preparar . e que não detalhei tudo que passei por que é muito grande minha historia real de vida , e nunca tenho medo de nada na vida se os esquizofrenico souber tirar proveito da esquizofrenia eles sao os genios da humanidade vou citar uns exemplo de alguns que me lembro agora de cabeça que sao esquizofrenicos qu mudou o mundo nicolas tesla era esquizofrenico ele criou a energia eletrica e graças a ele temos eletricidade e muitas invençoes alan turing criou computador ele era autista e tambem sintomas de esquizofrenia ee e o verdadeiro criador e o primeiro a conseguir discripitrografar cripytrografia no mundo steves jobes o criador da aplo e do iphone e bil gats tem autismo agata cristian escritora de varios livros jhon nash o matematico que desvendou a teoria do jogos descobria codigos para governo na guerra e ganhou premio nobel da paz . esses so alguns as grandes invensoes do mundo criado por esquizofrenino isac niltom esquizofrenico pai da fisica
a gente ve o que eles nao ve isso e dom de DEUS

Anônimo disse...

Oi,talvez ninguém leia isso tudo bem!
É que não tenho pra quem falar os médicos me diagnosticaram como esquizofrênica más não acredito pois os medicamentos não fazem efeito.cazei muito cedo tive três filhos más só fui feliz por 6 meses.depois tudo mudou veio muita tristeza,traição,dor,sofrimento...perdi totalmente o emtereçe por sexo ainda assim criei meus filhos e mantive o casamento e o meu segredo guardei só pra mim.hj sou uma mulher amarga,o meu estado de saúde piorou muito...sinto muito ódio de mim.sinto vontade de me matar más crescí ouvindo q quem se mata vai pro imferno aí tenho medo e me odeio mais ainda por ser tão fraca sei q se eu morresse seria melhor pra todos .apesar de continuar casada sou muito só as traições acabarama muito tempo hj ele é o marido q eu queria q tivesse sido a muitos anos atráz.agora é tarde de mais.as feridas não cicatrizaram.prciso dele por conta do meu estado de saúde q só piora.me sinto um lixo pois não posso ficar só e quanto ao sexo é como se eu fosse estuprada só q com o meu consentimento finjo q ta tudo bem más tenho muito ódio de mim!tenho vontade de sair andando sem rumo até cair e morrer em qualquer lugar minha família não gosta de mim odeio dar trabalho pra eles.ninguém gosta de mim!como se não bastasse tenho pré sentimentos.tudo q vai acontecer de ruim com alguém da familia eu sinto antes.sinto tudo,sonho e acontece isso é horrivel sofro antes pq sei q vai acontecer e sofro quando acontece.quando falo dizem q são coisas q coloco na cabeça me magoam muito.me sinto feia,abandonada,sozinha...as pessoas falam o contrario mais sei q é tudo mentira na verdade estão loucos para se ver longe de mim preciso fazer isso o mais depressa possivel.termino esse texto chorando muito.

Anônimo disse...

Oi,

Anônimo disse...

Oi,talvez ninguém Leia isso más preciso de alguma forma desabafar já q não com fio em mais ninguém.eu era uma adolescente muito feliz cheia de sonhos e muita fé em Deus me casei muito jovem com um homem q era tudo na minha vida eu o amava com todas as minhas forças e acreditava cegamente q era correspondida.tive 3 filhos um ano depois começaram as traições,humilhações e eu não reagia só chorava...o meu mundo desabava e eu morria por dentro.ainda assim continuei casada 15 anos depois de um surto fui levada ao médico e depois de passar por vários psiquiatras fui diagnosticada como esquizofrênica desde tomo muito remédios e sou muito um feliz continuo casada hj o meu marido é o homem q eu queria q ele tivesse sido a muitos anos atrás.agora é tarde perdí tudo me sinto muito só,não tenho nenhum interesse por sexo.me sinto um lixo quando faço...é como se eu estivesse sendo estuprada mãe com o meu consentimento!sinto muito ódio de mim por ter feito isso com a minha vida.por 3 vezes tentei suicídio infelizmente não deu certo.passei dias em coma más estou viva.não consigo esquecer tudo q meu marido me fez passar e como s não bastasse hj ele q cuida de mim.eu odeio isso!tudo que eu queria era não precisar dele pra nada é poder me separar e viver o resto da vida sozinha.más tenho crizes terríveis vejo coisas,pessoas,animais...não tenho pra onde correr essa vida é muito dura me tornei uma mulher amarga,sem sonhos,sem fé sem nada isso foi muito não sei até quando vou suportar.

Marcio disse...

A uns 10 anos atrás quando ainda cursava faculdade comecei a achar que estava contaminado com o vírus hiv. Fiz varia exames em laboratórios diferentes e nenhum seu positivo, mas eu não deixava de crer que estava contaminado.Tinha insônia depressão me esmurrava de raiva a noite quando não consegui dormir. Passaram se meses e depois de uns dois ou três meses depois de me formar me sentia perseguido estava vivendo um terror angustiante insuportável. Essa situação se prolongou até que um dia, por coincidência carnaval eu surgir de vez fiquei completamente louco fugia pensando que a polícia queria me prender depois achava haver um complô de pessoas para me prender depois me torturarem e me matar. Passei a noite fugindo de um lado para outro da cidade até que fui para minha casa embora achasse que meus pais estavam envolvidos no complô contra mim. Não fugia de carro pois pensava que o carro estava com um aparelho de localização escondido vis agentes de preto que passavam por mim correndo e me olhando. Eram alucinacoes. Bem assim passei essa noite aterrorizante . Lembrando não fiz uso de álcool e jamais na minha vida esperimentei drogas ilicitas. O dia que seguiu foi de sofrimento absurdo para mim, minha familia nao sabia o que fazer nao conseguiam me conter sentia cheiro de gas achava que o serviço secreto estava fora de casa tentando entrar e jogavam gás pelos cômodos da casa, mas o cheiro de gás era alucinação e não comia a uns dois dias pois temia ser envenenado pela comida. Por fim no final do diA de medo de ser torturado das piores maneiras tentei me matar com uma faca de cozinha . Nesse momento o bombeiro e a polícia já estavam na casa tentando me desarmar e eu com medo e acuado me tranquei no banheiro, pela janelinha do banheiro jogavam aquele gás para me deter mas esse gás era de verdade. Com uma mão segurava o trinco da porta e com a outra uma toalha que segurava no nariz enquanto com as costas segurava a porta que os homens tentavam derrubar. Nesse tempo eu cortava meu pescoço com uma filete tinha muito sangue depois enfiei a faca no peito mas não atingiu o coração, lembro que tinha muito sangue então o meu velho pai chegou com uma caçadeira e estourou as dobradiças da porta foi o que me salvou. Então como não queria ferir ninguém a não ser eu mesmo, larguei a faca e me detiveram do gás de pimenta nós olhos. Após isto tudo fiquei em um hospital psiquiátrico completamente dopado eu só tomava café da manhã de medo de ser envenenado mas em contradição guardava em um frasco de desodorante comprimidos que me davam eles no início não viam mas eu guardava os comprimidos embaixo da língua para tomamos todos de uma vez se viesse para me torturar. E claro que era minha ilusão que ainda era forte. Fiquei internado o dias onde perdi 6 quilos até que um dia resolvi ligar para casa, meus pais e minha então namorada foram até lá e me tiraram do internamento, mesmo desconfiado voltei para casa e fui, com medicação e acompanhamento melhorando até ficar totalmente bom. Depois de uns 9 anos parei com a medicação logo recomeçaram as desconfianças quase surto de novo voltei a tomar medicação e agora estou melhorando mas faz uns 20 dias que quase não saio de casa.

Anônimo disse...

Mulher, tu é simplesmente uma guerreira, fiquei impressionado com teu relato e como você age diante dos sintomas, te desejo muita sorte, positividade e melhoras, sei que não é fácil mas boa sorte pra tu ❤

Anônimo disse...

Oi,gostaria de desabafar aqui pq não posso desabafar com mais nimguém.Á 10 anos fui diagnosticada com esquizofrenia além de uma depressão profunda.casei muito jovem tenho 3 filhas.más apesar de ser acompanhada por psiquiatra e tomar muito remédios tenho crises,sinto tudo q as pessoas acham de mim me tornei muito amarga e depois de 20 anos de casamento sinto o meu marido se afastar de mim aos ppucos não faço nada só observo vejo aos poucos o seu amor por mim morrer é como se ele tivesse tentando se livrar de um bicho de estimação.ele não fala mais eu sei! Eu perdi tudo aos poucos perdi a vontade de sair,de fazer sexo,de sorrir,de cantar,de me arrumar...sei q as pessoas não me querem por perto só tinha meu marido e estou perdendo tbém.não posso tirar dele o direito de ser feliz com outra mulher que certamente se relacionará porém estou dilacerada,ele acha q não percebo más ru sei q é isso q está acontecendo seu amor por mim desgastou ele nåo conseguiu suportar uma mulher com tantos problemas bejo a tristeza no seu rosto e a vontade de ir embora cada brz maior.sei q vou ficar como sempre me sentí Sozinha sem nada nem ninguém.sinto vontade fe sair andando pelo mundo afora sem rumo.não sei de onde vem tanta tristeza e tanta dor más.vivem comigo todo o tempo é dolorido de mais espero q vcs estejam melhor pq pra mim não tem mais jeito

Unknown disse...

Estou triste

Unknown disse...

Tenho 36 anos casado meu filho tem 5 anos . Tenho epilepsia e depressão em 4 anos tive 3 surto psicótico Essa noite foi terrivel me sentia cercado dentro do meu quarto não consegui dormir alem das alucinações sentia q me tocavam ! Perdi minha auto estima engordei 20 quilos e cinto q so dou prejuízo a minha esposa ! Fui diagnósticado como bipolar vivo de altos e baixos agora estou triste ! Queria sumir da minha existência